Eloá Corsatto da Animale apresenta práticas de ESG e valorização da equidade, durante Sistema FIERN Experience

25/08/2023   11h15

 

Um dos destaques do primeiro dia do ‘Sistema FIERN Experience’ foi protagonizado pela coordenadora de Sustentabilidade da marca Animale, Eloá Corsatto, com o tema ‘Sustentabilidade com foco na moda circular e seus impactos socioambientais’. Ela apresentou um panorama das ações da empresa em Ambiental, Social e Governança (ESG)  na palestra que encerrou o ciclo desta quinta-feira (24).

 

“É uma honra ter sido convidada e poder contar o que a Animale faz na agenda da sustentabilidade. E é um orgulho a gente poder contar o que tem feito com tanta verdade, principalmente na agenda social para este público”, disse Corsatto ao elogiar o evento promovido pelo Sistema FIERN.

 

Durante a palestra, ela lembrou que a indústria da moda faz parte dos cinco maiores poluidores do mundo, e que essa indústria tem total responsabilidade em relação a isso. “A Animale é uma marca de 30 anos de acesso ao luxo do Brasil. E eu sempre digo que a sustentabilidade é o presente. Tem que agir no presente. Se a gente não agir agora não adianta pensar numa agenda de 2030 que não vai chegar”, enfatiza a coordenadora.

 

Corsatto conta que é a primeira mulher negra a assumir uma alta posição em uma marca de luxo no Brasil. Ela tem uma atuação focada em liderar a agenda ESG, que engloba compromissos públicos assumidos nas esferas ambiental, social e de governança corporativa, assumidos tanto pela Animale, quanto pelo Grupo SOMA uma união de empresas que adotam estratégias para adoção de práticas sustentáveis, principalmente voltadas para a equidade de gênero.

 

“Equidade de gênero é a nossa causa fundamental. A gente sempre vai investir grana em projetos sociais que envolvam mulheres e mulheres negras. Mas pra gente, se agente assumiu um compromisso com o gênero, é inevitável que a gente fale de pessoas, então é uma honra vir aqui poder contar isso pra os participantes deste evento’, diz Corsatto.

 

A palestrante também fez uma explanação detalhada das ações do projeto ‘Animale Vintage’, que é o principal movimento de moda circular da marca. “Convidamos nossas clientes para trazerem peças usadas da marca ou não, e depois fazemos uma revenda especial, apenas das roupas arrecadadas que sejam da Animale, em algumas lojas específicas”, explica Eloá Corsatto.

 

Durante a palestra, ela pergunta à platéia: Vocês sabem o que fazer com as roupas que não querem mais? Sabem qual dar o destino correto para essas peças?

 

E revela a forma encontrada pela marca e  o valor que conseguem com o ‘Animale Vintage’ que é direcionado para o projeto Lab de Moda, promovido pelo Instituto Dona de Si. De acordo com a palestrante, no ano de 2022, foram doadas mais de 130 mil peças para seis entidades sociais, todas voltadas para mulheres, principalmente mulheres negras.

 

Corsatto fez questão de destacar mais uma vez que a marca tem foco na equidade de gênero e racial se desdobra também na frente do investimento social realizado pela marca. “Priorizamos a parcerias com organizações não governamentais que promovam ações que tenham em sua centralidade mulheres, especialmente negras”, afirma.

 

O Sistema FIERN Experience faz parte das comemorações dos 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e pretende mostrar as entregas das instituições que compõem o Sistema Indústria potiguar (FIERN, SENAI, SESI e IEL), que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

 

Serviço:

 

Sistema FIERN Experience

Continua nesta sexta-feira, 25 de agosto.

A partir das 16 horas, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, que fica na Avenida Capitão Mor Gouveia, em Natal (em frente à Ceasa).

 

Texto: Jô Lopes
Fotos: Tiago Lima

 

#SISTEMAFIERNEXPERIENCE