Em lançamento de São João em Natal, diretor da FIERN destaca dimensões cultural e econômica das festividades

16/05/2023   14h02

 

Ao participar do lançamento, na manhã desta terça-feira (16/05), da programação do São João em Natal, o diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, destacou que os eventos do período vão valorizar a tradicional festa junina e, ao mesmo tempo, ter uma repercussão econômica relevante para a cidade. A apresentação da programação pelo prefeito Álvaro Dias e pelo secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, foi no auditório do Hotel Barreira Roxa, com a participação de representantes de entidades dos setores produtivos.

 

“Natal terá, neste período de festas juninas, uma série de atrações que vão, certamente, reunir um público muito expressivo, ao motivar a participação da população da cidade e atrair turistas, isso é muito relevante, porque significa não só a valorização de uma tradição da cultura regional, muito forte também na cidade, mas também estimular o fomento de diversas atividades econômicas”, disse Heyder Dantas. “Tudo isso somado, vai significar, não tenha dúvida, geração de emprego, renda e fomento ao empreendedorismo”, acrescentou.

 

Álvaro Dias afirmou, ao apresentar o cronograma de festividades, que os eventos do período junino promovidos pela Prefeitura, neste ano, devem ser os maiores da história na capital potiguar. “Vamos ao maior São João de Natal”, garantiu o prefeito. Ele informou que a programação inclui grandes shows musicais, arraiás de rua, festival de quadrilhas, concursos, gastronomia e dezenas de projetos incentivados por intermédio da Lei Djalma Maranhão e editais de fomento.

 

 

“O Festival de Quadrilhas Juninas é uma tradição com mais de três décadas. Atende o segmento e brinda uma superestrutura para apresentação no pátio da Arena das Dunas. Atende também tradições como a Rainha, Marcador e Casal de Noivos que são figuras de destaque nas apresentações”, apontou o secretário.

 

As festas juninas em Natal começam no dia 10 de junho, com o projeto Sol João, na Praia do Meio. O ‘pranchão’, como está sendo chamado, deve ter DJ e bandas. A programação vai até o início de julho reunindo 36 shows musicais nacionais e regionais, 35 quadrilhas juninas, 40 arraiás de rua e programação em todas as regiões da cidade.

 

Os shows na área externa da Arena das Dunas, de 20 a 25 de junho, terão atrações nacionais e regionais. Foi lançada também uma seleção pública voltada para apoiar os arraiás de rua em Natal. Cada selecionado receberá apoio financeiro para poder realizar os festejos na rua do seu bairro. No total serão 40 projetos contemplados.