Em missão ao Panamá, Serquiz destaca convergência de lideranças para a colaboração internacional

30/01/2026   17h48

 

No último dia da missão empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe (ALC), no Panamá, o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destacou a convergência das lideranças políticas e empresariais para a construção de parcerias entre os países da região. O evento iniciou na última terça-feira (27), e seguiu até esta sexta-feira (30), com agendas estratégicas de desenvolvimento, investimento e integração econômica, além de oportunidades de aproximação com empresários locais.

 

“Tivemos a participação de presidentes de diversos países latino-americanos e caribenhos, com intervenções que evidenciam a convergência no sentido de ampliação de mercados, integração regional e desenvolvimento com inclusão”, comentou Roberto Serquiz.

 

O entendimento foi reforçado nos painéis e reuniões realizados ao longo do fórum. “O que percebemos é que estamos diante de um movimento mundial em busca de parcerias. São conexões que precisam e devem ocupar o eixo central das agendas internacionais”, acrescentou o presidente da FIERN.

 

 

“Os países estão buscando cooperação para formatar novas conexões e parcerias para diversificar essas relações. Para o Rio Grande do Norte, isso é uma oportunidade de compreender toda a movimentação mundial em torno de novas parcerias. Levamos essa mensagem, mas também vários contatos que estabelecemos aqui para avançar com resultados profícuos para a economia de uma maneira geral”, destacou Serquiz.

 

“Nossa expectativa é que a partir do que estamos levando, possamos disseminar as informações e compartilhar os contatos para pavimentar estradas para que as indústrias do Brasil e do RN possam trabalhar uma agenda positiva com os diversos países”, concluiu.

 

 

Fórum Econômico da América Latina e Caribe

 

O Fórum Econômico da América Latina e Caribe, realizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), tem apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e do Fórum Nacional da Mulher Empreendedora (FNME).

 

A missão empresarial da CNI ao evento proporcionou uma imersão no ecossistema econômico e institucional da região. Na primeira agenda, a comitiva de empresários se reuniu com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

 

Na ocasião, o presidente da FIERN reforçou a importância do estímulo à indústria de transformação para fortalecer a produção nacional. “Entre os países latino-americanos e caribenhos, a China é o segundo país que mais faz negócios, e consolida sua presença internacional justamente com a indústria de transformação como moeda de troca”, destacou Serquiz.

 

Além das reuniões bilaterais, a delegação da CNI realizou um encontro do Conselho Industrial do Mercosul e lançou, em parceria com o CAF e com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma consulta empresarial sobre os desafios da mulher no comércio internacional na América Latina.