Em Missão da CNI ao Panamá, FIERN participa de Fórum Econômico da América Latina e Caribe

28/01/2026   17h19

 

A missão empresarial da CNI ao Fórum no Panamá prevê imersão dos participantes no ecossistema econômico e institucional da região, com agendas estratégicas de desenvolvimento, investimento e integração econômica, além de oportunidades de aproximação com empresários locais. A iniciativa tem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e do Fórum Nacional da Mulher Empreendedora (FNME). 

 

Para Serquiz, a participação no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe (ALC) reforça a necessidade de o Brasil intensificar sua presença internacional. “O país precisa ampliar mercados, e o Rio Grande do Norte tem potencial para contribuir de forma efetiva nesse processo”, avaliou. 

 

Além das reuniões bilaterais, a delegação da CNI realizará um encontro do Conselho Industrial do Mercosul e lançará, em parceria com o CAF e com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma consulta empresarial sobre os desafios da mulher no comércio internacional na América Latina.  

 

Durante o fórum acontece também a Rodada de Negócios América Latina e Caribe: Conexão ao Mercado Global. O objetivo é aproximar a oferta exportável da região da demanda global, impulsionando comércio, investimentos e novas parcerias. A iniciativa prevê encontros direcionados entre empresas brasileiras, compradores internacionais, parceiros locais, investidores, instituições financeiras e representantes de diversos países da região. Estão previstos 150 compradores internacionais, 300 exportadores da América Latina e mais de quatro mil reuniões individuais. 

 

A expectativa da CNI é de resultados práticos para as empresas participantes. “Estamos falando de um mercado com comércio bilateral recorde, grande potencial que pode ser mais explorado e uma agenda intensa de encontros empresariais. Esperamos que a missão resulte em parcerias, investimentos e novos caminhos para a internacionalização das empresas brasileiras”, afirma o diretor Paulo Afonso Ferreira. 

 

Integram a delegação da CNI lideranças das federações da indústria – os presidentes Jamal Bittar (FIBRA), Cassiano Pereira (FIEPB), André Rocha (FIEG) e Carlos Henrique Passos (FIEB) –, a gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri; e a vice-presidente do Fórum Nacional da Mulher Empreendedora, Janete Vaz; além de representantes de câmaras de comércio, entidades setoriais e empresas brasileiras. 

 

Fotos: Gabriel Pinheiro/CNI