Em visita ao SENAI-RN, Conceição Tavares destaca importância da inovação para o setor industrial

22/10/2025   16h26

Presidente interina encontrou-se com equipe técnica do IFRN Macau

 

A presidente interina da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Conceição Tavares, visitou, nesta quarta-feira (21), as instalações do SENAI-RN, onde estão localizados o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o SENAI Alimentos, SENAI Moda e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal. A visita faz parte de uma série de encontros que Conceição realiza nas unidades do Sistema FIERN, com o objetivo de acompanhar de perto as ações, projetos e pesquisas desenvolvidos pela instituição.

 

“O SENAI-RN tem uma estrutura surpreendente, com laboratórios e equipamentos de ponta. Com isso, eles têm trabalhado para fortalecer a indústria e ainda desenvolver pesquisas e projetos que impactam a economia o nosso estado de forma positiva”, destacou Conceição Tavares. “Esse centro faz um belo trabalho e é importante para manter os trabalhadores da indústria sempre capacitados”, completou.

 

A presidente foi recebida por Amora Vieira, diretora dos Centros do SENAI em Natal; Henrique Andrade, diretor de Operações do SENAI-RN; Carlos Moura, instrutor de Educação e Tecnologias; e Ana Paula, agente de Mercado da instituição. A equipe apresentou a estrutura do SENAI e conduziu Conceição por uma visita técnica aos laboratórios e áreas de pesquisa.

 

Durante o tour, foram apresentados projetos de destaque, como o Selvagem, buggy elétrico desenvolvido com tecnologia nacional,  a Boia Bravo, e as pesquisas na área meteoceanográfica, voltadas ao estudo dos ventos e do mar, fundamentais para o avanço da energia eólica offshore no estado.

 

Conceição Tavares conheceu equipes de pesquisa

 

“Nós abrimos as portas hoje para Conceição Tavares. Foi um marco importante receber a primeira mulher a liderar a Federação da Indústria do Estado do Rio Grande do Norte, trocar experiências com ela, passar o nosso conhecimento, aumentar a visão dela sobre as nossas possibilidades e a nossa atuação. Foi uma manhã muito produtiva, válida de troca de experiências e de interação do Senai e Federação da Indústria”, disse a diretora Amora Vieira.

 

A presidente interina também conheceu o laboratório de produção de combustíveis renováveis, onde são desenvolvidos estudos para a obtenção de combustíveis sustentáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel), a partir de resíduos e produtos que antes seriam descartados.

 

 

Em outro momento da agenda, Conceição Tavares se encontrou com o diretor-geral do Campus Macau do IFRN, Jerdmiler Gomes, e equipe técnica e conversou sobre ações voltadas à qualificação profissional. Juntos, conheceram também o 1° Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do Brasil.

 

Primeira mulher à frente da FIERN
A empresária Conceição Tavares assumiu interinamente a presidência em cerimônia conduzida pelo presidente Roberto Serquiz, durante reunião com gestores e diretores do Sistema FIERN. A interinidade ocorre em razão da Missão Institucional a China, realizada entre 13 e 27 de outubro, que reúne diretores, presidentes de sindicatos e gestores da Federação e de suas casas — SESI, SENAI e IEL — em uma programação técnica e estratégica voltada à inovação industrial.