
Foto: Eduardo Tarran
A dedicação, o talento, o preparo técnico, a integração e o entusiasmo das equipes de Robótica da SESI Escola São Gonçalo do Amarante foram reconhecidos na arena do Festival SESI de Educação 2025–2026, realizado em São Paulo, entre quarta-feira (4) e domingo (8). O reconhecimento veio com as conquistas da equipe SESI Bat Tech, que obteve o primeiro lugar no Prêmio Conexão e o segundo lugar na categoria Bússola. Já a equipe SESI Batlego recebeu o Prêmio Motivação.
As duas equipes são formadas por alunos da escola do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante, com idades entre 9 e 19 anos.
“Esse resultado é significativo porque mostra o crescimento e o destaque nacional que o ensino de robótica nas escolas do SESI no Rio Grande do Norte vem obtendo. Tem sido uma contribuição valiosa para a formação das crianças e jovens, não só na ciência, mas em disciplina, motivação e excelência. Em cada edição, as equipes do SESI-RN obtêm conquistas que nos orgulham, são exemplos para os colegas e inspiram seus professores”, afirmou o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz. “A premiação demonstra que a robótica tem estimulado nesses estudantes o interesse por uma preparação conectada aos avanços da tecnologia e da inovação. Isso é fundamental, e as escolas do SESI têm esse objetivo”, salientou.
Segundo ele, o reconhecimento obtido no Festival SESI de Educação, durante o qual foi realizada a etapa nacional do Torneio de Robótica, reforça o potencial desses jovens para o desenvolvimento tecnológico e científico. “Estamos formando jovens preparados para a nova indústria”, acrescentou.
O primeiro lugar da equipe Bat Tech foi conquistado no Prêmio Conexão (Connect Award, em inglês), categoria que reconhece a equipe que melhor consegue levar os valores do torneio de robótica para a comunidade.
A equipe também ficou em segundo lugar no Prêmio Bússola, que destaca o time cujo técnico se sobressaiu ao orientar os alunos com excelência ao longo da temporada. Um dos técnicos da equipe é Dimas Alves, professor do SENAI-RN, responsável pela mentoria das equipes.
Já o time Batlego conquistou o Prêmio Motivação, que celebra a equipe que demonstra maior entusiasmo, resiliência e espírito de cooperação, contribuindo para um ambiente positivo durante a competição.

Foto: Cristiano Lima
“Esses resultados no Torneio SESI de Robótica, realizado durante o Festival de Educação, são relevantes e confirmam a excelência das escolas do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte”, destacou a superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra. “Nossos alunos viveram dias de grande interação e intercâmbio cultural e tecnológico e tiveram um desempenho excepcional”, ressaltou.
Ela observa que, na competição, estudantes desenvolvem soluções em robótica a partir de conhecimentos adquiridos em sala de aula e nas arenas tecnológicas das escolas do SESI.
Danielle Mafra também destacou que seis equipes da SESI Escola São Gonçalo do Amarante participaram da etapa nacional do torneio de robótica. Na sequência das competições, haverá também participação de alunos da SESI Escola Mossoró.
“Os alunos de nossas escolas demonstram preparo e qualidade ao aplicar o que aprendem nas unidades do SESI no Rio Grande do Norte, em ações realizadas em parceria com as demais instituições que integram o Sistema FIERN, contribuindo para o fortalecimento da indústria do Estado”, afirmou.
O coordenador de robótica do SESI-RN, Anderson Vieira, também avaliou positivamente o desempenho dos estudantes potiguares. “A participação do SESI-RN no Festival SESI de Educação foi excelente. As equipes apresentaram projetos cada vez melhores, o que nos rendeu três premiações nas categorias”, disse.
Segundo ele, nesta edição a disputa das competições de robôs foi bastante acirrada. “Muitas alianças foram feitas com outras equipes do Brasil, o que é fundamental para a troca de conhecimentos. Foi uma grande celebração do trabalho dos alunos das escolas do SESI-RN, reconhecido nacionalmente durante o festival”, destacou.
A etapa nacional do Torneio SESI de Robótica ocorreu entre 4 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento reuniu estudantes de todo o país, que apresentaram robôs, projetos e soluções inovadoras. Enquanto algumas equipes constroem máquinas com peças LEGO, outras desenvolvem robôs maiores, equipados com sensores e programação avançada, transformando o espaço em um grande encontro de inovação e tecnologia.