
Experiências de vida e a trajetória de sua indústria foram os pontos principais da palestra ministrada pelo diretor da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Antônio Leite Jales, no Future-se, na tarde desta sexta-feira (5). A palestra fecha o ciclo da participação de membros do Sistema FIERN no palco 360º do evento que reúne empresários e líderes no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal.
O diretor destacou ainda em sua fala a necessidade de fortalecer ainda mais a indústria potiguar através da criação de novas empresas industriais, bem como a importância de fomentar a economia do RN.
“Eu defendo a nossa indústria e acredito que precisamos manter nossas riquezas dentro do estado. Precisamos consumir a nossa indústria, comprar de empresas locais e assim nos fortalecer”, disse. Jales comenta, ainda, que um de seus projetos é comprar frutas de pequenos produtores na intenção de dar destaque a economia local.
Ele pontua que o assunto pode ajudar a gerar uma nova visão nos empreendedores, o que será importante para gerar empregos no estado. “É muito importante falar sobre esse assunto porque precisamos gerar oportunidades de empregos para as pessoas do RN. Precisamos manter a nossa economia circulado”, completa.

Além do diretor, o assessor executivo da Unidade de Desenvolvimento Industrial da Federação Marcelo Dantas também ministrou palestra sobre o tema “Traduzindo ESG”, que tem a intenção de esclarecer o conceito de Environmet Social Governance – Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa, que busca evitar a deterioração de recursos naturais do planeta.
“Nossa proposta foi traduzir de forma literal e conceitual essa temática, além de orientar quanto a sua implantação e aplicação em pequenas, médias e grandes empresas, bem como demonstrar exemplos e aplicações práticas”, disse Dantas. “É um tema atual e, apesar de ser recorrente na mídia, poucas pessoas o conhecem bem”, complementa.
FIERN no Future-se
O Sistema FIERN esteve presente no Future-se com exposição dos principais projetos das quatro casas. Nele, o SENAI-RN mostra os detalhes da Faculdade de Energias Renováveis, que começou a operar em março deste ano. Além disso, também expôs pesquisas em hidrogênio verde. No mesmo espaço, o IEL-RN apresentou seu programa de estágios, enquanto o SESI-RN, projetos na área de robótica desenvolvidos pelas SESI Escolas.
Texto e fotos: Líria Paz