
A FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais – está localizada em Natal (RN), no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN
A FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN – está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, com ingresso em 2026. O prazo segue até 20 de fevereiro, pelo site www.faeti.rn.senai.br, com 40 vagas para cada graduação.
O edital da seleção, disponível on-line, na página da Faculdade, prevê três formas de ingresso nos cursos. Uma delas é o vestibular, com provas previstas até fevereiro, de acordo com calendário disponível no edital. A avaliação é realizada em etapa única, por meio de redação.
Também será possível ingressar usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2022, 2023, 2024 ou 2025.
Outro caminho é fazer a inscrição como portador/a de diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou com comprovante de ensino superior em andamento. A seleção, nesse caso, se dará por ordem de inscrição.
O início das aulas é previsto para 02 março de 2026, no campus da Faculdade, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
O diretor do SENAI-RN e da FAETI, Rodrigo Mello, destaca que a instituição amplia a formação de profissionais para setores estratégicos do país.
“A FAETI é uma Faculdade formadora de engenheiros mecânicos e agora também de engenheiros eletricistas. Ela nasceu com foco especial nas energias renováveis, se aproxima cada vez mais do setor e busca atender de forma abrangente as necessidades do setor. Ao mesmo tempo, ela não limita as possibilidades de atuação dos profissionais que está formando, oferecendo conhecimentos e experiências práticas para que estejam habilitados à atividade na indústria ou em outras áreas que tenham no radar”, diz ele.
Estudar Engenharia
Os cursos de Engenharia oferecidos pela FAETI são 100% presenciais, com aulas noturnas e atividades práticas. Ambos têm duração de cinco anos e são autorizados pelo Ministério da Educação.
O valor da mensalidade e a política de descontos para indústrias, industriários, ex-alunos e pessoas que optarem pelo pagamento antecipado estão detalhados no edital do processo seletivo.
Em Engenharia Mecânica, a carga horária total é de 4.090 horas e duas turmas estão, atualmente, em andamento. Em Engenharia Elétrica, com carga horária de 4.010 horas, as atividades terão início em 2026. A autorização do MEC para o curso foi concedida no dia 17 de novembro de 2025.
“Nós recebemos a notícia da aprovação como uma grande conquista, que consolida o nosso planejamento inicial para a graduação, de oferecer Engenharia Mecânica – agora com duas turmas em andamento – e também Engenharia Elétrica”, disse Rodrigo Mello.
“É uma expansão acompanhada de novas atividades planejadas, como a primeira pós-graduação do Brasil voltada à geração de energia eólica offshore, que vamos começar no dia 23 de janeiro”, complementou.
A autorização foi citada pelo diretor como um marco que reforça a proposta da Faculdade de oferecer formação aplicada. “A FAETI tem a cara do SENAI, que traz o perfil da indústria, o ensinar a fazer fazendo, mantendo o aluno na vanguarda tecnológica, trabalhando com laboratórios de ponta e o mais próximo possível da realidade do ambiente industrial”, destacou ele. “Isso faz parte da nossa cultura de educação profissional, e conseguimos levar esse perfil também para o ensino superior”, diz.

Os cursos de Engenharia oferecidos pela FAETI são 100% presenciais, com aulas noturnas e atividades práticas. Imagem mostra estudantes de Engenharia Mecânica
Avaliação
A autorização do curso de graduação em Engenharia Elétrica da FAETI se baseia em pareceres favoráveis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior.
A avaliação foi realizada em agosto de 2025 e a portaria oficializando a decisão foi publicada em novembro no Diário Oficial da União.
Em relatório sobre a proposta do curso, o MEC destaca, entre outros pontos, a experiência, titulação e atuação interdisciplinar do corpo docente, e a existência de diversos laboratórios de alta tecnologia na área de Engenharia Elétrica, equipados para o desenvolvimento de competências específicas e alinhados às demandas atuais do setor.
O Ministério aponta ainda que a estrutura curricular possui foco voltado para a região, com uma densa matriz solar e eólica, e que “suas disciplinas têm um aspecto diferenciado, que dão um aspecto prático e especializado dos projetos a serem desenvolvidos na região”.
A criação e autorização do curso também atendem à necessidade de expansão industrial e à crescente demanda por infraestrutura e serviços especializados na região, segundo o Confea.
Sobre a FAETI
A FAETI é a primeira Faculdade do Brasil com foco em energias renováveis e marca a expansão das ações do SENAI-RN para o setor no país.
A instituição funciona em Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado que lidera a geração brasileira de energia eólica e sedia os Centros de referência do SENAI para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada voltadas à atividade: o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).
A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2023.
SERVIÇO
Edital e inscrições para o processo seletivo da Faculdade estão disponíveis no site faeti.rn.senai.br.