FIERN adere ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial como apoiadora institucional

14/01/2026   12h41

 

 

 

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) passa a integrar oficialmente o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. A FIERN está entre as instituições que aderiram formalmente ao programa. Como Apoiadora Institucional, a Federação atua como parceira estratégica na promoção do Pacto Brasil e de ações de fomento à integridade empresarial, incentivando as indústrias do estado a se comprometerem com a ética e a transparência nos seus ciclos de negócios.

 

“Integrar o conjunto de instituições apoiadoras do Pacto Brasil posiciona a FIERN como referência ética para o setor industrial potiguar. Esse apoio reforça o papel da Federação como entidade indutora de boas práticas, capaz de influenciar positivamente as empresas representadas, além de fortalecer a credibilidade institucional da FIERN perante órgãos públicos, parceiros e a sociedade”, destaca a gestora de Compliance da FIERN, Gabriela Rebouças.

 

O Pacto Brasil é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) que convida instituições e empresas privadas a assumirem um compromisso público com a integridade empresarial. As empresas e entidades que aderem ao programa têm acesso a uma ferramenta de autoavaliação de seus programas de integridade, o que permite o aprimoramento das políticas internas e o alinhamento às melhores práticas de governança.

 

Segundo a gestora de Compliance da FIERN, a adesão ao conjunto de instituições apoiadoras do Pacto Brasil posiciona a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte como referência ética para o setor industrial potiguar. O apoio reforça o papel da entidade como indutora de boas práticas, capaz de influenciar positivamente as empresas representadas, além de fortalecer a credibilidade institucional da FIERN perante órgãos públicos, parceiros e a sociedade.

 

“Para o Programa de Compliance do Sistema FIERN, a adesão ao Pacto Brasil representa o fortalecimento das diretrizes já adotadas internamente, além do alinhamento às melhores práticas nacionais em integridade empresarial”, salienta. “A iniciativa funciona como um marco institucional que consolida o compromisso do Sistema FIERN com a ética, a transparência, a prevenção de irregularidades e a melhoria contínua dos mecanismos de controle e governança”, completa Gabriela Rebouças.

 

“A adesão da FIERN ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial ocorreu de forma consciente e alinhada à estratégia institucional do Sistema FIERN”, afirma Gabriela Rebouças. “A decisão partiu do entendimento de que a integridade e a ética são pilares essenciais para o fortalecimento da indústria e para a construção de relações transparentes com o poder público”, acrescenta.

 

Ela ressalta ainda que, “ao se tornar instituição apoiadora, a FIERN reafirma publicamente seu compromisso com as boas práticas de governança e com a promoção de um ambiente de negócios íntegro”.

 

A gestora acrescenta que o Pacto Brasil fortalece as iniciativas de integridade do Sistema FIERN ao ampliar a disseminação da cultura de compliance, incentivar a avaliação de riscos e reforçar a importância de instrumentos como códigos de ética, canais de denúncia e ações de capacitação. “Além disso, o apoio ao pacto contribui para manter o tema da integridade de forma permanente na agenda institucional”, observa.

 

Ela reforça que “a participação no Pacto contribui para o fortalecimento da cultura de integridade ao promover o engajamento da liderança, dos colaboradores e das entidades do Sistema FIERN em torno de valores éticos comuns”. “O apoio institucional sinaliza, de forma clara, que a integridade não é apenas um requisito normativo, mas um valor organizacional que orienta decisões, comportamentos e relações institucionais”, argumenta.

 

A adesão da FIERN ao Pacto Brasil pode gerar impactos práticos relevantes para a indústria potiguar, como o estímulo à adoção de programas de integridade proporcionais ao porte das empresas, a redução de riscos legais e reputacionais e o fortalecimento da confiança nas relações com o setor público. “Além disso, contribui para a melhoria do ambiente de negócios, promovendo concorrência leal, transparência e sustentabilidade empresarial”, ressalta.

 

O Programa Pacto Brasil pela Integridade Empresarial conta com a adesão de mais de 200 empresas, instituições e entidades engajadas com um mercado empresarial ético e íntegro. A iniciativa é um movimento lançado pela CGU com o objetivo de estimular empresas que atuam no país a assumirem um compromisso público com a integridade empresarial.

 

A adesão ao Pacto Brasil contribui para o fortalecimento da reputação institucional, ao demonstrar o compromisso da alta direção com padrões de integridade; reduz a probabilidade de ocorrência de irregularidades e o impacto de eventuais desvios; estimula o relacionamento com parceiros que compartilham dos mesmos valores; e favorece a atração e a retenção de profissionais que valorizam a ética e a integridade.

 

As empresas que aderem ao Pacto Brasil, além de demonstrarem compromisso com o cumprimento de normas legais, éticas, ambientais e humanas, recebem da CGU o direito de utilizar um selo identificador desse compromisso e têm acesso a uma ferramenta de autoavaliação de suas ações e políticas de integridade.

 

Adesão

 

A FIERN convida as indústrias do Rio Grande do Norte a conhecerem e aderirem ao Pacto Brasil, reforçando seu compromisso com a ética, a conformidade legal e a responsabilidade corporativa. As empresas interessadas podem obter mais informações e realizar a adesão por meio do site oficial da CGU:

 

https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/integridade-privada/pacto-brasil

 

A participação no pacto representa um passo importante para o fortalecimento da reputação das empresas e para a construção de um ambiente de negócios mais justo, seguro e sustentável.