FIERN assina acordo de cooperação com Correios por meio do Observatório da Indústria Mais RN

17/07/2023   18h36

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte assinou, por meio Observatório da Indústria Mais RN – o núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN -, um acordo de cooperação técnica com a superintendência regional do Correios, nesta segunda-feira (17). A parceria foi consolidada pelo presidente da FIERN, Amaro Sales, que recebeu a superintendente dos Correios no RN, Jaqueline Nascimento.

 

Também participaram da reunião o diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz; o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque; a chefe da seção de Desenvolvimento de Mercado dos Correios no RN, Ana Paula Medeiros; e a coordenadora de Comunicação dos Correios no RN, Natália Campos.

 

A parceria tem como objetivo alimentar com dados e informações o Observatório Mais RN, que poderá gerar prospecções de cenários e de oportunidades de negócio no estado mais precisas, o que permitirá, por outro lado, otimizar o trabalho dos Correios, que envolve o atendimento direto a empresas, com ofertas de serviços logísticos de estocagem e transporte e consultoria para logística internacional.

 

 

Amaro Sales destacou o papel do MAIS RN na atuação pelo desenvolvimento do estado. “A FIERN torce pelo o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e o Observatório Mais RN é uma ferramenta que pode contribuir para esse objetivo”, afirmou.

 

O presidente da FIERN comentou sobre a indicação do Rio Grande do Norte como estado a receber o hub dos Correios na região Nordeste. “Iniciativas como essa são importantes para o desenvolvimento do nosso estado. É uma notícia que chega em um bom momento e traz protagonismo para o RN”, disse.

 

Para a superintendente regional dos Correios, firmar uma parceria com a FIERN por meio do Observatório Mais RN é gratificante. “Ficamos muito felizes e esperançosos com esse acordo. É um privilégio poder colaborar com o desenvolvimento do estado”, expressou.

 

Sobre o MAIS RN

 

Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

 

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Intelligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

 

Com o ‘MAIS RN em Ação’, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

 

O Núcleo desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.

 

Em 2023, o núcleo passou a integrar o Observatório Nacional da Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é uma rede de observatórios instalados nas federações da indústria de diversos estados, dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.

 

Atualmente, o Observatório MAIS RN lança mão de diversos dashboards com dados e indicadores – como emprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.