FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

5/02/2026   18h43

 

As oportunidades para o transporte de cabotagem no Porto de Natal foram tema de reunião entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Companhia Docas do RN (Codern), na tarde desta quinta-feira (5). O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, foi recebido pelo diretor-presidente da Codern, Paulo Macedo, na sede da companhia, para apresentar dados sobre o potencial da logística marítima do estado.

 

“A reunião serviu como uma atualização das perspectivas para as obras estruturantes no Porto de Natal, como a dragagem do Rio Potengi e a construção das defensas da Ponte Newton Navarro. Essa é uma demanda da indústria potiguar para que a produção do estado possa ser escoada pelo modal marítimo”, destaca Serquiz.

 

O presidente da FIERN avalia que o andamento dos projetos estruturantes abre espaço para avançar com outras demandas. “Já estamos pensando em retroárea e no fluxo logístico e de acesso na cidade. Isso já nos motiva para irmos além, para que até o final do ano possamos seguir com esse trabalho de informação, sobretudo com informações para realmente reativarmos o tradicional Porto de Natal”, completa.

 

Ele foi acompanhado do diretor 2º secretário da FIERN e presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, que tem trabalhado constantemente a pauta da cabotagem. “Há uma demanda real para a cabotagem no nosso estado. Fornecedores e distribuidores de outras regiões do país têm projetos para transportar diversos produtos, assim como temos uma demanda dos produtores locais para levar seus produtos para outros estados, mas não conseguem pois não há operação de cabotagem no Porto de Natal”, ressalta.

 

O diretor 1º tesoureiro da FIERN e presidente do Cluster Tecnológico Naval do RN, Djalma Júnior, também participou da reunião. “O Cluster tem total sinergia com esse assunto. Vamos levar essa pauta para as reuniões para debatermos junto às empresas e instituições associadas”, comenta.

 

Já Paulo Macedo, diretor-presidente da Codern, enalteceu a parceria com a FIERN. “Acompanhamos há bastante tempo o trabalho e o esforço da FIERN para apontar a viabilidade do modal marítimo como uma alternativa para o desenvolvimento do estado. Temos sido parceiros nessa atuação.”

 

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, apresentou o estudo sobre os caminhos para evoluir no transporte de cabotagem no estado. “Temos uma posição geográfica estratégica, que pode ligar o Amazonas ao Rio Grande do Sul, com apoio e transporte marítimo a diversos setores produtivos, mas não temos ainda essa operação de cabotagem”.

 

Também participaram do encontro o diretor técnico da Codern, Paulo Sidney, e o gerente de Operações da companhia, Rodolfo Gois.