FIERN debate com a Secretaria de Assistência Social parcerias na área de qualificação profissional

10/05/2023   17h48

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu, nesta quarta-feira (10), na Casa da Indústria, a subsecretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Joana D’arc Medeiros. A reunião serviu para aproximar o Sistema FIERN à Sethas-RN, que busca parcerias para fortalecer a empregabilidade e a qualificação profissional no estado.

 

Uma das iniciativas da Sethas-RN para alcançar esse objetivo é a busca de parcerias que impulsionem o Sistema Nacional de Empregos do RN (SINE-RN), vinculado à Secretaria. O SINE-RN é o órgão avaliador, propositor, qualificador e executor das políticas públicas de geração de emprego. No âmbito da administração estadual, o SINE-RN também é responsável pelo cadastro dos trabalhadores, captação de mão de obra para o mercado de trabalho e inserção no seguro desemprego.

 

“O Sistema FIERN está à disposição para aproximar a relação e pensar parcerias para contribuir com a oxigenação do SINE-RN, seja na qualificação dos trabalhadores cadastrados ou no fornecimento de informações importantes, por meio do Observatório MAIS RN, para a gestão do Sistema”, declarou Amaro.

 

Joana D’arc explicou que a Sethas-RN forma parcerias com instituições públicas e privadas do estado para obter informações que alicercem o trabalho da secretaria. “Buscamos integrar esses atores da nossa sociedade para desenvolver políticas públicas com eficácia e embasamento”, afirma.

 

A reunião contou com a participação do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no RN (IEL-RN), Juan Saavedra, que desde abril representa o Sistema FIERN na vice-presidência do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-RN). “Ao assumirmos a cadeira no Ceter-RN, pensamos em estreitar os laços do Sistema Indústria com a secretaria e outras instituições que compõem o conselho para impulsionar as oportunidades nessa área com o trabalho do Sistema Indústria”, destacou.

 

O gerente técnico do Observatório MAIS RN, Pedro Albuquerque, apontou como a unidade pode colaborar. “Podemos contribuir com a análise dos perfis dos cadastrados no SINE-RN, compilando dados e apresentando informações na gestão do Sistema, além de prospectar previsões sobre o mercado de trabalho, mostrando quais áreas e quais funções terão maior ou menor demanda no futuro”, explicou.

 

Também participaram da reunião a Jaqueline Magalhães, secretária-executiva do Ceter-RN, e Melayne Silva, consultora do Observatório do Trabalho do RN.