FIERN destaca defesa do setor salineiro e avanços estruturais durante confraternização do SIESAL em Mossoró

12/12/2025   15h22

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou, na noite desta quinta-feira (11), da confraternização anual do Sindicato da Indústria de Extração do Sal do RN (SIESAL-RN), realizada no Requinte Buffet, em Mossoró. O encontro reuniu empresários do setor e autoridades públicas para celebrar conquistas, discutir desafios e reforçar a união de uma das cadeias produtivas mais tradicionais e estratégicas do estado.

 

Durante o discurso, Serquiz destacou a relevância histórica do setor salineiro e afirmou que tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas pelos empresários ao longo do ano. Ele fez referência direta ao presidente do SIESAL-RN, Airton Torres, e à atuação do sindicato diante das pressões vividas pelo segmento. “Hoje vemos antigas e novas pressões, incertezas e ameaças testar a capacidade de todos os empresários do setor. O presidente Airton faz jus aos títulos e honras que tem recebido em nome do segmento salineiro, pelo trabalho, dedicação e pela busca de fazer o melhor”, afirmou.

 

Serquiz reforçou que momentos como o atual, com os desafios causados pelo tarifaço do governo americano, evidenciam a importância de uma representação sindical forte e qualificada. “É justamente em momentos assim que se enxerga a importância de um sindicato forte e representativo, quando a atuação precisa ser firme, técnica e constante, buscando soluções e abrindo caminhos para que o setor continue avançando”, acrescentou.

 

Ao comentar o compromisso do Sistema FIERN com o segmento, o presidente destacou o alinhamento institucional em defesa da competitividade das indústrias salineiras. “Reafirmo a todos os empresários que a FIERN permanece totalmente comprometida na defesa e promoção deste setor. Tanto é que, ao mesmo tempo em que enfrentamos dificuldades, também registramos conquistas importantes, que trouxeram um novo ambiente competitivo”, disse.

 

Além das pautas específicas da cadeia salineira, Serquiz apresentou as ações estruturantes conduzidas pela Federação para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Norte. Ele citou a construção e entrega da proposta da Lei das PPPs, já aprovada pela Assembleia Legislativa e com resultados iniciais em andamento; o diálogo para aprovação da transação tributária; e a proposta da Política Industrial do RN, atualmente em tramitação na ALRN.

 

 

O presidente do SIESAL-RN, Airton Torres, enumerou conquistas do setor no ano, como a inclusão da atividade salineira no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi). “Aqui está reunido todo o empresariado produtor salineiro, que representam o parque industrial brasileiro do sal. Nós somos cerca de 35 salinas, ocupamos cerca de 40 mil hectares de salinas situadas nos municípios de Grossos, Areia Branca, Mossoró, Porto do Mangue, Macau, Guamaré e Galinhos.

 

“É um momento muito feliz para mim. Hoje estamos aqui reunidos para mais uma vez celebrar as conquistas, o enfrentamento às dificuldades e as nossas lutas desenvolvidas ao longo deste ano de 2025”, expressou Airton.

 

Também participaram do evento o 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira; o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró (SINDIPAM), Cesário Melo; o diretor-geral do IDEMA, Werner Farkatt, que representou a governadora Fátima Bezerra; o vice-prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros; a prefeita de Grossos, Cínthia Sonele; e o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Faustino.