FIERN discute pautas de emprego, renda e inclusão com deputado estadual Kleber Rodrigues

23/08/2023   08h16

 

Ações de fomento à educação profissional, à inclusão e geração de empregos no Rio Grande do Norte foram discutidas, pelo presidente eleito da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, e o deputado estadual Kleber Rodrigues, na sexta-feira (18). O encontro foi realizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, com a participação de dirigentes da FIERN, do SENAI, do SESI e do IEL no estado. As quatro instituições compõem o Sistema FIERN, cuja atuação foi detalhada ao parlamentar durante a programação.

 

A agenda, explicou Serquiz, foi realizada a pedido do deputado, como forma de conhecer melhor o trabalho que o Sistema Indústria oferece à população.

 

“Nós fizemos a apresentação das casas – SESI, SENAI e IEL – e demonstramos o potencial do Sistema. Tivemos um diálogo franco e aberto, na busca de uma parceria para o bem do desenvolvimento do estado”, disse o presidente eleito e atual diretor 1º Tesoureiro da Federação.

 

“A nossa bandeira”, acrescentou ainda, “está no bom relacionamento com o Legislativo, até porque é a casa onde se decidem as regulamentações e a legislação”.

 

Serquiz também ressaltou o apoio do Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, para o crescimento e o desenvolvimento das atividades industriais do estado. Além disso, apresentou o Sistema FIERN Experience, evento que nos dias 24 e 25 – quinta e sexta da próxima semana – vai apresentar inovações e desenvolvimentos tecnológicos da indústria do Rio Grande do Norte com uma série de exposições e palestras sobre sustentabilidade, avanços do setor industrial e mudanças no mercado de energia. As inscrições para participação são gratuitas. (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/experience/)

 

Emprego e inclusão

O deputado Kleber Rodrigues destacou sua atuação no varejo e na indústria, assim como a importância de iniciativas voltadas ao emprego e à inclusão social – que estão no DNA de trabalhos desenvolvidos pelo Sistema FIERN.

 

Roberto Serquiz ressaltou que essas também serão pautas importantes no seu mandato e possibilidades de parcerias com o parlamentar começaram a ser aventadas durante o encontro.

 

“Nos projetos que estão prontos para serem desenvolvidos a partir do início da nossa gestão cabe esse caminhar do ponto de vista do crescimento, do desenvolvimento, do trazer espaço para que os setores possam se verticalizar, como também de um ponto muito importante, que é a questão da inclusão. Isso é uma realidade que não se pode omitir e que terá uma atenção especial”, observou Serquiz.

 

Kleber Rodrigues é presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e da Frente da Inclusão Social na Assembleia Legislativa. Ele foi relator de projetos diretamente relacionados à atividade empresarial, como o das PPPs (Parcerias Público-Privadas), e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No campo social, entre os trabalhos desenvolvidos estão ações em defesa dos direitos e da participação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

“Geração de emprego e renda e a questão da inclusão estão no centro das bandeiras que defendo no mandato”, ressaltou o deputado na reunião, se mostrando à disposição para o encaminhamento de pautas que sigam nessa direção e também para parcerias. “Quero agradecer a abertura que vocês estão me dando de poder conhecer esse trabalho”, complementou.

 

A agenda no HIT incluiu visita a laboratórios do SENAI, “para mostrar a lógica de ensinar a fazer, fazendo”, segundo caracterizou o diretor da instituição e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, ao guiar o grupo e detalhar a metodologia adotada, com foco na teoria e na prática.

 

A programação contou com a participação do diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, da diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, Amora Vieira, do superintendente do IEL no estado, Juan Saavedra, do diretor de Operações do SESI, Gontran Azevedo, da gerente executiva de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), do SESI, Maria Alice Soares de Carvalho, e da gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

 

 

Texto e fotos: Renata Moura