FIERN e BTG Pactual debatem impactos da Reforma Tributária nos negócios e nos patrimônios

3/12/2025   18h00

 

As etapas de transição da Reforma Tributária e os impactos nos negócios e nos patrimônios das empresas foram tema de palestra na Casa da Indústria, na manhã desta quarta-feira (3). O evento foi realizado em parceria entre a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e a assessoria de investimentos Cretum, credenciada junto ao BTG Pactual.

 

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, enfatizou a importância do tema para os empresários. “É sempre importante debater a Reforma Tributária porque ela traz uma série de mudanças para o setor industrial e, portanto, faz parte da missão da Federação das Indústrias apresentar o conhecimento sobre esse tema para os industriais.”

 

 

“Nesse contexto, a FIERN também apresentou o projeto da Política Industrial do Rio Grande do Norte ao Governo do Estado. Esse texto já foi enviado para a Assembleia Legislativa e deve designar uma série de medidas para preparar o estado para os efeitos da reforma tributária”, explicou Serquiz.

 

O vice-presidente da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias do RN (SINDAL-RN), Ednaldo Barreto, compôs a mesa do evento e, em pronunciamento no qual representou os dirigentes dos sindicatos de setores industriais presentes, enfatizou que “este é um tema muito importante, principalmente para as indústrias”. “E, através da parceria com o BTG Pactual, assumimos a missão de apresentar aos empresários os caminhos da transição e como isso vai impactar os negócios”, disse.

 

O tema foi apresentado pelos advogados Fernando Castellani, doutor em Direito Tributário e especialista em Recuperação e reestruturação de empresas, e Danilo Croti, mestre em Controladoria e Finanças e em Direito Financeiro. O evento também contou com a participação de Paulo Henrique Vieira, conselheiro independente do mercado de capitais e sócio da Cretum/BTG Pactual.

 

O evento reuniu empresários de diversos setores no Espaço Cultural Candinha Bezerra, incluindo o presidente do Sindicato das Indústrias de Polpas, Sucos e Derivados Não Alcoólicos de Frutas Tropicais (SINDIFRUTAS-RN), Ricardo Valença, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RN (SINDLEITE-RN), Túlio Veras.