
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), se reuniu com representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para discutir uma parceria estratégica voltada à inovação no setor industrial, na tarde desta quarta-feira (16). O encontro teve como pauta o programa EmbarcaTech, uma residência tecnológica em sistemas embarcados que busca conectar o meio acadêmico às demandas reais das empresas.
O EmbarcaTech é voltado à capacitação técnica de estudantes de graduação e pós-graduação em sistemas embarcados, automação e processos industriais. Para a indústria, o programa tem como objetivo promover o aumento da produtividade e eficiência por meio da inovação aplicada e do desenvolvimento tecnológico.

Durante a reunião, o presidente da COINCITEC, Djalma Júnior, destacou o potencial de aproximação entre o IFRN e o setor produtivo. “Vemos uma vontade gigante de conexão do IFRN com as indústrias. Esse é um ponto positivo de tentar entender quais são as demandas e desafios com relação aos temas embarcados, automação, processo industrial que essas empresas têm e como podemos integrar esses alunos a essas empresas”, afirmou.
Segundo Diego Pereira, líder técnico do polo Natal e professor do IFRN Parnamirim, a ideia central da iniciativa é unir capacitação técnica e experiência prática. “A ideia principal seria capacitar esses residentes tecnológicos em sistemas embarcados e, ao mesmo tempo, fazer com que eles tenham esse contato com as empresas, que eles possam de fato desenvolver problemas reais dentro de uma perspectiva de desenvolvimento tecnológico para auxiliar no processo de inovação e melhoria da produtividade das empresas”, explicou.
Também participaram do encontro os professores Andouglas Gonçalves da Silva Júnior (líder técnico do polo Currais Novos) e Danilo Cortez Gomes (assistente técnico-pedagógico do polo Currais Novos), além da secretária executiva da Comissão, Susie Macedo.