FIERN e OAB/RN tratam sobre Câmara de Arbitragem e projetos conjuntos

12/03/2024   17h24

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz participou de reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Aldo Medeiros, na tarde desta terça-feira (12), acompanhado do superintendente jurídico do Sistema FIERN, Sérgio Freire. No encontro, foram tratadas parcerias entre o sistema indústria e Ordem dos Advogados em diversas frentes, entre elas a maior divulgação e fortalecimento da Câmara de Arbitragem da Federação.

 

A reunião contou com a presença do secretário-geral da OAB, Augusto Maranhão; do presidente da CAARN, Ricardo Lucena; do presidente da Câmara de Arbitragem da FIERN, Diogo Pignataro e do coordenador da Câmara de Arbitragem, Rodrigo Paiva. O presidente Roberto Serquiz destacou que foi uma conversa de aproximação das duas instituições que muito têm a fazer pelo bem da população, e destacou a importância de uma maior parceria em torno da Câmara.

 

“A Federação precisa ter uma presença maior da advocacia nesse projeto da Câmara de Arbitragem, e levamos isso ao presidente Aldo Medeiros. Na reunião, também tratamos do projeto de recuperação de apenados que existe junto com o Governo do Estado e o Ministério Público do Trabalho, que se trata de uma outra frente de trabalho importante, para a recuperação social e qualificação profissional. Falamos também sobre uma possível parceria com a OAB na área social e de assistência em saúde ao advogado, exatamente pela estrutura e capilaridade dos serviços oferecidos pelo SESI/RN, bem como pelos sindicatos da Federação”, afirmou Roberto Serquiz.

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Aldo Medeiros destacou que a reunião foi muito produtiva. “Um dos focos principais foi ampliar a divulgação da Câmara de Arbitragem da FIERN, para resolver problemas contratuais, problemas que permitam se adotar arbitragem sem sobrecarregar o Poder Judiciário”, afirmou Medeiros, destacando que as instituições farão um esforço conjunto pela maior divulgação da Câmara.

 

Os dois presidentes também conversaram sobre projetos que buscam incentivar a jovem advocacia, como parcerias com Sindicatos da FIERN para aquisição de produtos, como móveis para escritório, com valores diferenciados. “Temos muita disposição de trabalhar em conjunto nestes projetos”, conclui Aldo Medeiros.

 

A Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FIERN está em funcionamento há seis anos e tem por objetivo administrar procedimentos nestas três áreas de forma autônoma e independente, prestando o assessoramento e assistência, com a consequente condução e finalização. Embora tenha sede e respaldo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FIERN atua de forma imparcial e autônoma na tomada de decisões e sem que o acesso aos serviços seja limitado ao público da FIERN, e tem como finalidade a resolução de conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis nas mais diversas searas.