
Foto: Carmem Felix
O presidente da FIERN, Amaro Sales, e o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, assinaram um acordo de cooperação técnica que assegura parcerias, entre o Observatório MAIS RN e a SEDEC, voltadas aos parques industriais e em ações estruturantes que possam gerar, nesses locais, um ambiente ainda mais competitivo e atraente para novos negócios. A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu, na tarde desta segunda-feira (8), na Casa da Indústria, com a presença da governadora Fátima Bezerra.
“Com a SEDEC, vamos entrar na discussão da melhoria dos Distritos Industriais, principalmente o Centro Industrial Avançado de Macaíba”, explica Amaro. “Tanto a FIERN quanto a SEDEC entendem que as melhorias precisam avançar, principalmente na parte de regulamentações e licenciamentos”, acrescenta.
Ele lembrou que o Observatório MAIS RN tem convênios com outras instituições com resultados positivos e esse termo firmado com a SEDEC deverá apresentar êxitos semelhantes. “Firmar parcerias com instituições importantes para o desenvolvimento do estado é uma prática recorrente da FIERN para viabilizar o debate e trabalho em cima de temas ligados à indústria”, conclui o presidente da FIERN.
O titular da SEDEC declara que a assinatura do termo é sequência de uma “parceria vitoriosa”. “O Governo do Estado tem com a FIERN uma parceria estratégica para o desenvolvimento do estado que acontece em várias áreas e em vários momentos. A assinatura desse acordo é um reforço para essa parceria que tem um objetivo em comum, que é o desenvolvimento econômico do estado”, ressalta.

Já o coordenador do Observatório MAIS RN, José Bezerra Marinho, explica que “procuramos unir a contribuição do poder público nos seus vários órgãos, a academia com a geração de novos saberes e o setor produtivo”. “Para isso, precisamos firmar essas parcerias por meio dos acordos para captarmos e proporcionarmos informações”, acrescenta.
“Mas não é apenas uma formalização. Esse acordo vai permitir a troca de informações e dados que vão embasar pesquisas conjuntas e novas iniciativas voltadas à colaboração recíproca na elaboração de projetos, estudos e programas de desenvolvimento econômico. Esse é o papel do MAIS RN: captar informações, processá-las e devolvê-las em ponto de uso”, finaliza Marinho.

A assinatura também foi acompanhada pelo vice-governador Walter Alves, pelos diretores da FIERN Roberto Serquiz, Heyder Dantas e Marcelo Rosado, por secretários de estado, gestores executivos do Sistema FIERN e pela equipe do Observatório MAIS RN.
Ainda nesta segunda-feira, a FIERN entregou a Agenda Propositiva 2023 para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, com propostas em sete áreas “para reverter o cenário de desindustrialização”. As áreas contempladas são Educação Pública, Lei de Concessões, Política de Turismo, Gestão de Ativos, Licenciamento Ambiental, Porto de Natal e Energias.