
A FIERN e o SEBRAE — por intermédio do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (Procompi) — encerraram, nesta quarta-feira (1º), o módulo avançado da capacitação “Transformação Digital: Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing Digital”. A imersão contou com a participação de representantes de empresas dos setores da construção civil e de alimentos.
Durante o encontro, o instrutor do IEL-RN Alberto Kastro conduziu uma imersão sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta estratégica para potencializar resultados de comunicação e vendas. Ele apresentou conceitos sobre a tecnologia, abordou o funcionamento dos prompts, assistentes e agentes inteligentes, e destacou como a IA já está integrada em diversos mecanismos e aplicativos do cotidiano.
Kastro ressaltou o papel da tecnologia na automação de processos e na ampliação das capacidades humanas. “É muito mais de inteligência ampliada do que artificial”, disse.
O palestrante destacou ainda o impacto do ChatGPT na forma de se comunicar e buscar informações. “O que o ChatGPT fez foi uma reviravolta, principalmente para as notícias. A comunicação por meio de uma interface de chat tornou a conexão muito mais fácil”, observou.

Com foco na importância da comunicação para alavancar os negócios, Kastro também abordou estratégias para alcançar o público certo e fortalecer a presença digital das empresas.
Essa é a terceira turma que trata sobre IA para os negócios. Antes, 16 empresas industriais de 12 diferentes segmentos, com dois representantes cada, participaram de palestras que abordaram temas como tráfego pago, produção de conteúdo orgânico para redes sociais, posicionamento digital, branding e o uso de Inteligência Artificial (IA).
A executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Susie Macedo, destacou que o Procompi tem se mostrado “um instrumento decisivo para impulsionar a inovação nas micro e pequenas indústrias”. De acordo com ela, o domínio no uso de ferramentas de Inteligência Artificial está contribuindo de modo efetivo, dinamizando e tornando mais assertivas as práticas de gestão e de marketing digital nas empresas industriais. “Essa é uma frente estratégica para aumentar a competitividade e abrir novas oportunidades de crescimento”, disse.
Sobre o Procompi
O Procompi é uma parceria de longo prazo entre CNI e SEBRAE voltada à cooperação entre micro e pequenas indústrias, com o objetivo de superar desafios e estimular a inovação, produtividade e crescimento em um contexto digital e sustentável. O programa, que tem como gestores regionais a FIERN e o Sebrae-RN, identifica e trabalha em torno de demandas específicas dos setores industriais, com foco em eficiência energética, automação e preparação para a Indústria 4.0.