
Seis personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa serão agraciadas com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, principal homenagem prestada a industriais e apoiadores da indústria do Rio Grande do Norte. A medalha será entregue nesta quinta-feira, 27, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), no Olimpo Recepções, em cerimônia restrita à diretoria da FIERN e convidados.
Serão agraciados, nesta edição, os empresários Airton Torres, Lourdes Medeiros, Ney Robson Alves, Nilson Weber, Silvio Torquato, e a diretora do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes. Na ocasião, também será entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira. Neste ano, será homenageado o industrial João da Motta.
“Ao homenagear os líderes e empreendedores aqui agraciados, reafirmamos a importância de quem, diariamente, enfrenta obstáculos estruturais, aposta na inovação e mantém vivo o espírito pioneiro que marca a nossa indústria”, destaca o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.
A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria potiguar.
A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, em reunião da Diretoria da Federação, realizada na Casa da Indústria, por proposição do então presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.
Na edição 2024, foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore os empresários Francisco Vilmar Pereira, José Garcia da Nóbrega, Edilson Trindade, Helane Cruz, Marize Tavares e Everton Tavares.
Conheça os homenageados da edição 2025
Airton Torres
Natural de Martins, Airton Paulo Torres é técnico em Contabilidade, bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-graduado em Administração e Negócios, com vasta experiência no segmento industrial. Há mais de 20 anos é diretor regional da Salinas do Nordeste – Salinor, maior produtora de sal do Brasil, responsável por mais de 40% de todo sal marinho extraído no país. Está no 2º mandato consecutivo como presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN) e é diretor da FIERN. E, recentemente, assumiu o cargo de diretor 2º tesoureiro da Federação.
Lourdes Medeiros
Nascida no Rio de Janeiro, Lourdes Medeiros Pereira diz, com orgulho, que é natalense de coração. Vinda de uma família tradicionalmente ligada à reciclagem, aos sete anos de idade já ajudava os pais e irmãos na coleta e separação de materiais. Formada em Administração e Marketing pela Universidade Potiguar (UNP), possui especialização em Vendas e Liderança pela Universidade do Algarve, em Portugal, onde viveu por um período. A experiência internacional ampliou sua visão de negócios e desenvolveu a aplicação de práticas modernas de gestão e sustentabilidade no Brasil.
Ney Robson Alves
Ney Robson da Rocha Alves demonstrou, desde cedo, a postura de um líder nato. Recebeu do pai o ofício que mudaria sua trajetória: o trabalho com madeira. Atualmente, integra a diretoria da FIERN e presidente o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN), já em segundo mandato, onde se destaca pela atuação firme e visionária em prol da valorização da indústria moveleira potiguar, da qualificação profissional e da integração do setor produtivo como instrumento de bem-estar e desenvolvimento social.
Nilson Weber
Nilson Weber Siqueira Chaves é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), advogado graduado em Direito pela Faculdade Mater Christi, em 2016, e pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBET). Desde 1979, atua no segmento da construção civil, sendo diretor-presidente da WSC Empreendimentos, com sede em Mossoró. É cofundador do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon Mossoró) e também o primeiro presidente da instituição, no período de 2004 a 2006.
Silvio Torquato
Parceiro da indústria potiguar, Silvio Torquato Fernandes é um dos defensores do setor industrial e tem dado forte contribuição ao crescimento da economia potiguar. Natural de Pau dos Ferros (RN), é formado em Economia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), por duas vezes, e secretário adjunto da mesma pasta. É fundador do Sindicato das Indústrias de Sorvetes do RN (SINDSORVETE-RN), que presidiu por 12 anos. Compõe a atual diretoria da FIERN, como vice-presidente.
Fabiana Lopes
A executiva possui experiência de mais de 20 anos no setor elétrico, tendo passado por diversas áreas. Como diretora no Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes foi responsável pelas áreas de Planejamento de Mercado e Contratação de Energia, Planejamento Energético e da Expansão da Rede de distribuição, além do planejamento estratégico das distribuidoras do grupo. Ocupa o cargo de diretora-presidente da Neoenergia Cosern desde 2023. Natural de Campinas (SP), é formada em Direito e possui MBA em Economia e Gestão de Energia, pela UFRJ, e em Inovação Estratégica, pela HSM University.
Medalha do Mérito Industrial da CNI
João da Motta
João Antônio Coutinho da Motta tem uma trajetória dedicada ao empreendedorismo e liderança nos setores aos quais se dedica. Nasceu em Campina Grande (PB), em 1931. Em 1937, veio para Natal com a família. Aos 17 anos, assumiu a gerência da empresa J.Motta, na época com 15 colaboradores. Na Segunda Guerra Mundial, houve uma grande demanda por couros, impulsionando a fábrica. Com o crescimento, anos depois, fundou a Confecções Arpel e a Poty Couros. Presidiu a Associação dos Curtumes do Nordeste (entre 1973 a 1974 e 1978 a 1979), a Associação da Indústria de Curtumes do Brasil (1984 a 1985) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (1984-1985). Atualmente, preside o Sindicato das Indústrias de Calçados do RN (SINDCALÇADOS-RN). Em 2022, foi agraciado com a Medalha do Mérito Walter Byron Dore.