
Os membros da FIERN Jovem participaram, no dias 20 e 21 de agosto, da 2ª Missão Técnica, desta vez no Seridó, em um circuito de visitas a empresas referência da região com o objetivo de conhecer práticas inovadoras, fortalecer conexões empresariais e valorizar o potencial industrial e agroindustrial do interior do Rio Grande do Norte. A iniciativa contemplou visitas nas cidades de Caicó, Jucurutu e Angicos, com objetivo de proporcionar uma imersão em diferentes segmentos da indústria potiguar.
Segundo o presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, a missão demonstrou o potencial do Seridó para o desenvolvimento econômico do RN. “A região do Seridó é exemplo de resiliência e de capacidade empreendedora. Conhecer de perto a realidade de empresas é inspirador para nossos jovens líderes e reforça nosso compromisso em preparar novas gerações para liderar com ética, inovação e visão de futuro”, destacou.

Em Jucurutu, os participantes conheceram o Laticínio Sertão Jucurutu, maior do estado, que conta com mais de 400 colaboradores, uma fábrica de 5.000 m², frota de 60 caminhões e recebe diariamente 150 mil litros de leite, transformados em queijos que abastecem os estados do RN, PB e PE. Com 27 itens no portfólio e o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), a empresa se consolidou como referência no setor de laticínios no Nordeste.
Ainda na cidade, a Del Rayssa apresentou sua trajetória de mais de 30 anos como uma das maiores indústrias de moda íntima da região, empregando 245 colaboradores diretos, contando com 10 mil representantes comerciais e uma produção anual de mais de 2 milhões de peças distribuídas em 900 modelos exclusivos.

Em Caicó, a Viggo Sistemas abriu suas portas para mostrar sua atuação em automação comercial e sua aposta em tecnologia e inovação. Durante a visita, os jovens líderes puderam gravar um podcast e participar de um evento realizado na CDL Caicó, que reforçou a integração com empresários e lideranças locais.
Já em Angicos, a comitiva conheceu a Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (APASA), fundada em 1996, que se destaca pela produção de queijos, manteiga da terra, iogurtes e mussarela, empregando 30 trabalhadores diretos e dezenas de indiretos. A visita contou com a presença do prefeito Miguel Pinheiro, que ressaltou o potencial de Angicos como polo industrial e a importância da associação para a economia local.