
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do Observatório da Indústria MAIS RN, lançou uma nova plataforma do Guia Industrial, que traz um panorama de informações sobre as empresas do estado. A ferramenta pode alicerçar tomadas de decisões de gestores públicos e privados, investidores e pesquisadores, bem como auxiliar a gestão do Sistema Indústria potiguar.
A plataforma de business intelligence (BI) do Guia Industrial está disponível no link bit.ly/43EbIEV.
O objetivo da ferramenta é dimensionar o ambiente de negócios do estado com a disponibilização de informações sobre as empresas. “Essa plataforma vai facilitar o acesso a informações sobre as indústrias do Rio Grande do Norte com mais agilidade”, destaca o economista do MAIS RN, João Lucas Dias.
Os dados também podem apoiar a gestão estratégica das casas do Sistema Indústria potiguar — FIERN, SENAI, SESI e IEL —, embasando a oferta de cursos, serviços e produtos de acordo com a realidade do ambiente de negócios de cada região.
Entre as informações disponíveis, estão CNPJ, razão social, nome fantasia, número de empregados e porte da empresa (grande, média, pequena ou micro), CNAE, produtos, município sede e contatos. Além disso, agora é possível solicitar um relatório com informações específicas, que é enviado diretamente pela equipe do Observatório com os dados solicitados.

O Guia Industrial é um projeto que surgiu junto a Unidade de Economia e Pesquisa da FIERN, com exportação de dados fornecidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e passa a integrar o catálogo do Observatório da Indústria. “Trata-se de mais um grande serviço que passa a compor o portfólio do Observatório”, acrescenta.
A atualização dos dados passa a ser realizada constantemente pela equipe do MAIS RN e deve ser aprimorada futuramente, com auxílio de novas tecnologias que acelerem os updates. “Os acordos de cooperação técnica que o Observatório possui atualmente devem facilitar esse aperfeiçoamento nas atualizações, uma vez que possibilitam o acesso a informações e bancos de dados das instituições parceiras”, explica João Lucas.
Panorama
O Guia Industrial lista 10.926 empresas registradas no Rio Grande do Norte. Dessas, 5.996 possuem CNAEs ligados à Indústria ou Construção Civil. Por meio dos filtros, é possível encontrar as empresas com distinção de porte, município, CNAE, produtos e se é exportadora ou não.
A plataforma mostra, por exemplo, que a maioria das empresas listadas são micro e pequenas. 9.575 estão listadas como micro (com até 19 empregados), enquanto 1.173 são pequenas (entre 20 e 99 empregados).
Sobre o Observatório da Indústria MAIS RN
Lançado em 2014 como um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o MAIS RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.
Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI. Foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.
Em 2023, o núcleo passou a integrar o Rede de Observatórios do Sistema Indústria, coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e tem papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas.