A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença na abertura do 4º Encontro Nacional dos Centros de Inteligência do Poder Judiciário, na manhã desta segunda-feira (24), em Natal. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência, com patrocínio da FIERN, promove o diálogo entre os diferentes ramos da Justiça, a cooperação entre tribunais e a troca de experiências voltadas à prevenção de conflitos, monitoramento de demandas, gestão de precedentes e aplicação de ferramentas tecnológicas.
“O Poder Judiciário às vezes é muito burocrático, então precisamos enxergar oportunidades de conexão entre os tribunais para facilitar não só seus processos, mas acelerar etapas de forma integrada”, comenta o diretor 1º tesoureiro da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, que representou o presidente da Federação, Roberto Serquiz, no evento. “O que ficou muito claro é justamente a cordialidade entre os tribunais de repassar informações e até mesmo se conectarem, via sistemas, para facilitar essa burocracia, garantindo mais eficiência e melhores resultados”, completa.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador Eduardo Serrano, destacou a participação de centenas de magistrados e servidores de tribunais e instituições judiciárias de todo o país. “Essa representatividade demonstra o compromisso do grupo com a modernização e desenvolvimento de soluções nos diversos ramos da justiça. O TRT-RN sente-se orgulhosa de estar à frente desta iniciativa, como membro da Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência Judiciária.”
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), desembargadora Berenice Capuxu, falou da satisfação de receber representantes de tribunais de todo o país. “São magistrados, servidores e estudiosos que atuam para fortalecer a cooperação e inteligência no poder judiciário. Falamos de uma estrutura que transcende fronteiras institucionais para resolução de questões que nenhum tribunal resolveria individualmente.”

A abertura ainda contou uma palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Luiz Kukina sobre “Inteligência Judicial como estratégia e transformação institucional na visão dos Tribunais Superiores”. Em seguida, a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ Daniela Pereira Madeira falou sobre “Os Centros de Inteligência como instrumento de governança no Poder Judiciário”.
Realizado no auditório do Hotel Costeira Palace, o evento segue até esta terça-feira (25), com uma programação de painéis e oficinas temáticas, conduzidas por magistrados(as) de diferentes ramos do Judiciário. Também terá oficinas por ramos da justiça: Justiça do Trabalho, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça Estadual e Instituições Externas (Procuradorias, Defensorias e Advogados).
A Rede Potiguar de Cooperação e Inteligência, realizadora do evento, reúne o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), a Justiça Federal do RN (JFRN), o Tribunal de Justiça do RN (TJRN), e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).