
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou da 81ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), considerada o principal evento da panificação brasileira. O evento, realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro, no Wish Natal Resort em Natal, contou com a participação de diretores, empresários e profissionais de panificação de todo o Brasil.
O presidente da ABIP, Paulo Menegueli, destaca que Natal já é uma cidade acolhedora com povo empreendedor e que o sindicato do RN – SINDIPAN – é premiado. “O Sindicato do RN é um sindicato forte com Ivanaldo Maia no comando, um sindicato premiado. “Estou feliz demais de estar aqui. O Roberto Serquiz também está aqui com a gente. O Coral do SESI fez uma apresentação maravilhosa no primeiro dia, e eu quero agradecer por essa apresentação, foi fantástica. Estamos aqui [na convenção] desde o dia 26 e debatemos vários assuntos”, diz o presidente Menegueli.
Ele enfatizou o debate sobre a reforma tributária. “Trouxemos aqui o deputado Luiz Carlos Rauli, trouxemos o Luiz Renato, tributarista, trouxemos o Mário Sérgio Telles, que é o assessor do nosso presidente Alban, na CNI, que deu um show apresentando os números e as diferenças de como é [o sistema tributário] e como vai ficar a tributação”, afirma.
Durante a convenção, foi lançado para o Brasil inteiro o projeto ‘Panificação do Futuro’, que é um projeto que está bem relacionado com o momento da COP30.
“Nós lançamos um projeto, ‘Padaria do Futuro’ é padaria sustentável, que cuida do cliente, que cuida da comunidade, que cuida de todos os fornecedores, que cuida de tudo, todos os stakeholders ligados ao setor. Então, nós estamos felizes demais lançando isso aqui, contamos um pouco do passado da ABIP, com memórias da ABIP, e fizemos muitas outras palestras, como hoje com os chefes renomados do país para falar e trocar experiência para todo mundo e todo mundo sair daqui mais inteligente”, enfatiza Menegueli.

O evento fortalece a presença do Rio Grande do Norte no circuito nacional da panificação. Em seu discurso no evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, citou os números da indústria da panificação e reiterou a importância do evento para o segmento.
“Quando o mundo acelera, a panificadora também se reinventa. E, claro, que um evento como esse é um evento em que todos aprendem a partir das experiências, das informações, do conhecimento que são apresentados aqui, definindo, logicamente, a estratégia dos novos mundos. Esse momento aqui é de dar as boas-vindas, dizer que vocês aproveitem bem esse momento de interação, de intercâmbio. Para que, não só no Brasil, o setor esteja no mundo, e para vocês e esse mundo tenham a mesma característica, a mesma característica setorial de todo o universo. Eu quero desejar um excelente sucesso”, diz Roberto.
O presidente da FIERN destacou ainda o trabalho local feito pelo presidente do Sindicato da Indústria da Panificação no Rio Grande do Norte, Ivanaldo Maia. “É muito importante a federação estar junto, ver a atuação especial do presidente Ivanaldo, que faz um trabalho de excelência. Ontem, inclusive o setor se destacou e, pelo segundo ano, a panificação ficou entre os 10 setores de melhor fortalecimento do segmento industrial a receber o Mérito Industrial. Nós temos que agradecer”, enfatiza Roberto Serquiz.
A programação contou com palestras técnicas, painéis com especialistas renomados e conteúdos voltados para tendências de mercado, produtividade e gestão. Entre os nomes, o chef Luiz Farias, embaixador da Ireks no Brasil, com o tema ‘Natal: A melhor época do ano’, e a empresária Vivi Costa, confeiteira há 30 anos, administradora, mentora, professora e criadora do aplicativo “Bolo no Bolso”, com o tema ‘Tenha mais lucro sem perder a qualidade’.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, destacou a importância estratégica da convenção para o fortalecimento da panificação potiguar e para o crescimento da economia do Rio Grande do Norte.
“Esse é um evento nacional onde nós congregamos todos os presidentes do sindicato do Brasil, da ABIP. Então, é um evento que traz informação sobre inovação, sobre tecnologia, sobre pão francês. Tivemos uma pesquisa do pão francês na cidade, onde foram eleitas três padarias, o melhor pão francês da cidade. E tem palestras sobre a produção, o trabalho de fabricar pão francês, que existe uma norma técnica da ABNT, onde você faz todo o processo do pão francês dentro dessa norma para dar um pão de boa qualidade, já que o pão francês é o carro-chefe de qualquer padaria e você tendo um bom pão francês, você vende mais na sua padaria, e atrai mais clientes”, diz Ivanaldo.
A convenção é uma realização da ABIP, SINDIPAN-RN, FIERN, Sebrae Nacional, Sebrae RN, e Rede Pão, com patrocínio das empresas Ireks, Prática, Bat, Jti, Philip Morris e Rigel, além dos patrocinadores locais M Dias Branco, São Braz, Super Fácil, Coca-Cola, Clan e Massas Bom Jesus.
Texto e fotos: Jô Lopes - HIT SENAI RN