
Com a presença de dirigentes de poderes judiciários estaduais, o Tribunal de Justiça abriu o 114º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça, na noite dessa quinta-feira (2), no Hotel Wish, em Natal. O vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro de Melo, participou do evento, representando o presidente Amaro Sales de Araújo.

Presidente do TJRN, Expedito Ferreira (à esq.), e o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo
Ao saudar as autoridades participantes desta edição, o presidente do TJRN, desembargador Expedito Ferreira ressaltou o difícil momento de polarização vivenciado no país, o que dificulta o encontro de soluções para os problemas existentes em todas as esferas do poder público brasileiro. Entre diversas autoridades, a solenidade de abertura contou com as presenças do presidente do Conselho, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, e do governador Robinson Faria.
“O Brasil vive momento complexo, delicado. A polarização extremada dificulta qualquer tarefa, e pesa sobre os ombros dos condutores do Estado, a tarefa de achar e realizar soluções”, frisou o desembargador potiguar. Ele reforçou que a tarefa é árdua mas é o tamanho do desafio que molda o tamanho dos homens que vão resolve-lo. “Conheço meus colegas e sei da capacidade e da determinação em criarmos hoje o Brasil que a sociedade espera para amanhã”, pontuou perante dirigentes de 22 tribunais estaduais.

Para o presidente do TJRN, a Primeira Instância da Justiça brasileira sofre uma histórica deficiência numérica de pessoal. “Não há estado brasileiro, de Norte a Sul, rico ou pobre, que não passe por essa deficiência, maior ou menor, mas sempre presente”, observou. Uma situação que no entender do desembargador precisa ser equacionada. “Mais do que solução, essa é uma obrigação que temos de concretizar para fazer a Justiça brasileira andar no ritmo que a sociedade pede e necessita”.
Da Corte estadual de Justiça do RN prestigiaram a solenidade inaugural os desembargadores Amaury Moura (decano), Gilson Barbosa (vice-presidente), Vivaldo Pinheiro, João Rebouças (ouvidor), Ibanez Monteiro, Zeneide Bezerra (corregedora geral de Justiça) e Judite Nunes. Os presidentes da Amarn, juiz Herval Sampaio, e da AMB, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto, também compareceram à abertura.
A cerimônia também contou com atividades culturais, com a divulgação da cultura potiguar, violeiros, Banda da Polícia Militar e apresentação do Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante.
Compareceram à abertura do Encontro, presidentes e desembargadores de tribunais da Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Amazonas, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Amapá e do Distrito Federal e Territórios.
A programação do evento é retomada nesta sexta-feira (3), a partir das 9h, no auditório do Hotel Wish. Às 9h30, o conselheiro Francisco Luciano de Azevedo Frota, profere palestra sobre a Resolução nº 219/2016.