FIERN participa da apresentação do projeto Constelação Catarina em Macaíba

7/02/2023   16h22

Durante evento realizado nesta terça-feira (7), no Instituto Santos Dumont (ISD), foi apresentado o projeto Constelação Catarina, que atua no desenvolvimento, fabricação e lançamento de nanossatélites voltados para monitoramento aplicáveis à defesa civil, indústria 4.0, além de apontar melhorias à agricultura de precisão.
A secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação (COINCITEC) e gerente do Núcleo de Gestão e Apoio à Inovação da FIERN (NAGI), Susie Macedo, participou do evento.

 

“Muito importante esse programa que foi apresentado hoje”, comentou, ela que explica que o programa é desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com instituições de Santa Catarina. O termo nanossatélite é, normalmente, aplicado para designar um satélite artificial com massa menor do que 10 quilogramas.

 

 

A apresentação consistiu na captação de parcerias para atuarem com base no compartilhamento colaborativo de dados, infraestrutura e serviços e aplicações especiais, baseado no uso de nanossatélites. “Agora estão buscando apoiadores, estimulando startups para desenvolver soluções usando nanosatélites que venham contribuir para o avanço de segmentos industriais aqui no RN, em especial em indústria 4.0” e demais iniciativas que exigem monitoramentos de precisão, declarou.

 

Susie Macedo ressaltou que, inclusive já existe uma parceria da Agência com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

 

 

O evento contou com participações do Governo do Estado, Prefeituras do Natal, Parnamirim, Aeronáutica, UFRN, IFRN, UFERSA, IBAMA, FECOMÉRCIO, ISD, INPE, coordenado pelo Parque Científico e Tecnológico (PAX). “É uma iniciativa que só tem a engrandecer o ecossistema de inovação aqui no Rio Grande do Norte”, concluiu.