FIERN participa da I Jornada de Estudos Estratégicos sobre Segurança de Infraestruturas Críticas

31/07/2025   13h47

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), representada pelo seu 1º vice-presidente, Francisco Vilmar Pereira, prestigiou a solenidade de abertura da I Jornada de Estudos Estratégicos – Segurança de Infraestruturas Críticas, realizada nesta quarta-feira (31), na Casa da Indústria. O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste (NEE/CMNE) e coordenado pela 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

 

A iniciativa reúne representantes das Forças Armadas, especialistas e autoridades civis para discutir temas relacionados à segurança e à resiliência de Infraestruturas Críticas (IC), com foco em defesa cibernética, comunicação institucional, cidades inteligentes, prevenção de riscos e resposta coordenada a situações de crise.

 

“É um evento de grande importância, que contribui para o fortalecimento da cultura de prevenção e proteção das estruturas que sustentam a vida em sociedade. Segurança hídrica, energética, logística e digital são pontos que afetam diretamente a atividade industrial e precisam estar no centro do debate nacional”, afirmou Vilmar Pereira. “Temos que nos policiar para eventuais imprevistos”, finalizou.

 

As Infraestruturas Críticas são definidas por lei federal como instalações, serviços e sistemas cuja interrupção ou destruição pode causar impactos severos à sociedade e à segurança do Estado. A Segurança de Infraestruturas Críticas (SIC) envolve ações preventivas e reativas para assegurar a continuidade desses serviços essenciais.

 

Durante a jornada, estão sendo abordadas sete áreas prioritárias: águas (como barragens e abastecimento urbano), energia (elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis), transportes (terrestre, aéreo e aquaviário), comunicações (telecomunicações, radiodifusão e serviços postais), biossegurança e bioproteção, sistema financeiro e defesa. O encontro visa fomentar reflexões e propor soluções integradas frente aos desafios crescentes na proteção dessas estruturas.