FIERN participa de Encontro de Negócios durante o Fórum Mundial da Água organizado pelo CIN/CNI

22/03/2018   14h31

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou do Encontro de Negócios organizado pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante o 8º Fórum Mundial da Água que acontece esta semana, em Brasília/DF.

 

O vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo e o diretor-tesoureiro, Roberto Serquiz, participaram de apresentações que trataram sobre investimentos em soluções para o consumo eficiente da água na indústria, como infraestruturas e insumos para aproveitamento, coleta, reuso, tratamento e dessalinização da água. “O fórum mostrou cada vez mais a importância do uso racional da água, considerando as experiências e conhecimentos compartilhados entre os vários países participante do evento. Na indústria, por exemplo, a maior aposta é no reuso , capaz de promover enorme economia no ciclo produtivo”, disse Serquiz.

 

Para Pedro Terceiro, as questões discutidas em Brasília remontam aos problemas enfrentados no Rio Grande do Norte. “Pelo que vimos no evento podemos concluir que é necessário que haja investimentos nas técnicas viáveis para o nosso semiárido, como é o caso do armazenamento de águas pluviais, mas também que sejam discutidas as formas de reuso de águas, principalmente pela indústria. E isso tudo passar por outra questão, que é a necessidade de saneamento básico nos municípios atingidos pela seca”, comentou.

 

O evento reuniu empresas, governos e instituições que atuam em diversos temas ligados à água. Cerca de 200 organizações participam das reuniões realizadas no espaço de eventos paralelos do 8º Fórum, os Side Events, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Na exposição países e organizações mostraram produtos e serviços para outras empresas, governos, países, estados, municípios e universidades.

APRESENTAÇÃO – durante o fórum Roberto Serquiz fez uma apresentação no estande da CNI, estudo da empresa CIRRA /Unicamp (empresa contrata pela CNI , que esteve em natal levantando dados na SEMARH e IGARN ) no qual aponta o reuso das águas das estações de tratamentos de resíduos como opção de solução para carência hídrica. Segundo ele “a FIERN tem estimulado a prática de reuso na indústria e o exemplo mais expressivo é o da empresa Coteminas, que faz uso de 50 % das águas do processo produtivo. No RN existem 41 estações, algumas com altas vazões”, explicou.

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água (WWC, em inglês), uma organização internacional com sede em Marselha, França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais.

 

No Brasil o evento é organizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

 

As sete edições anteriores foram realizadas em Marrakesh (Marrocos, 1997), Haia (Holanda, 2000), Kyoto (Japão, 2003), Cidade do México (México, 2006), Istambul (Turquia, 2009), Marselha (França, 2012) e Gyeongju e Daegu (Coreia do Sul, 2015).