FIERN participa de Encontro Estadual sobre Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária no RN

15/07/2025   15h43

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício, participou do II Encontro Estadual de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, Reciclagem e Coleta Seletiva Solidária. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (15), na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em Natal, e reuniu mais de 400 participantes.

 

A cerimônia de abertura contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, além de autoridades do Governo Federal, Estadual e Municipal, representantes de associações, cooperativas, universidades e da rede de apoio à inclusão socio produtiva dos catadores e catadoras do estado.

 

O encontro teve como objetivo promover o debate sobre os direitos da categoria, fortalecer políticas públicas e apoiar o desenvolvimento de ações voltadas à coleta seletiva e à gestão integrada de resíduos sólidos. Também foram discutidas estratégias como a contratação prioritária de cooperativas nos planos municipais de resíduos e a ampliação da regularização ambiental de equipamentos da cadeia da reciclagem.

 

Durante o evento, Etelvino Patrício destacou a importância da articulação entre poder público, setor produtivo e cooperativas. “Como é importante juntar quem realmente trabalha, quem está lá no início do processo, quem está todos os dias fazendo o que muitos não fazem, que é justamente a reciclagem. E para que tudo isso aconteça com menos impacto ao meio ambiente, gerando renda e melhores condições sociais”, disse. 

 

“Nós, recicladores, e hoje à frente do SINDRECICLA, que é o Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Rio Grande do Norte, estamos felizes porque a governadora nos concedeu a possibilidade de ficarmos mais competitivos com o benefício tributário, capaz de fazer com que a gente pudesse avançar e, assim, atingir mais áreas deste estado”, completou.

 

A governadora Fátima Bezerra homenageou os trabalhadores da reciclagem e ressaltou o papel da categoria. “Estamos falando de uma categoria que exerce um papel estratégico na defesa do meio ambiente. Estamos celebrando conquistas e ações extraordinárias”, afirmou. 

 

Ela também mencionou a ampliação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), que passou a incluir a indústria de reciclagem como beneficiária, corrigindo distorções anteriores. “Foi uma medida fundamental para conter o fluxo migratório de empresas e gerar emprego e renda para o nosso povo”, completou.

 

Werner Farkatt, diretor-geral do IDEMA, reafirmou o apoio da instituição. “O IDEMA fica muito feliz em recepcionar um público tão especial. Esta casa é de vocês. Seremos sempre parceiros da causa da reciclagem”, declarou.

 

Representando o Governo Federal, Ari Moraes Pereira, secretário-executivo do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores, destacou a importância do trabalho realizado. “Vivemos em um sistema que descarta tudo e não pensa no meio ambiente. Precisamos rever esse conceito e dar valor existenciala tudo”, disse.

 

Presidente do SINDRECICLA integra programação de palestras

 

Durante o evento, Etelvino Patrício também participou como palestrante no painel que discutiu o apoio às entidades de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O momento contou ainda com contribuições de Janny Lima, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN); Valéria Bastos, da PUC Rio de Janeiro; Márcia Maia, presidente da Agência Desenvolve RN; e de Carina Loise, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caicó (ASCAMARCA).

 

 

“A nossa palestra traz justamente como a indústria da reciclagem pode ajudar as associações e cooperativas, viabilizando o melhor preço de compra dos seus produtos e dando apoio educativo e empresarial para essa nova visão que o Rio Grande do Norte vive junto com as associações e cooperativas”, afirmou Patrício.

 

Segundo ele, o objetivo é fortalecer a base da cadeia produtiva da reciclagem. “Entendemos a importância deles. São a base da cadeia, o primeiro processo acontece com eles. Então é preciso haver esse primeiro passo para que possamos seguir com o restante do processo dentro da indústria”.

 

Ele citou ainda o trabalho da Associação Amarez, cooperativa inaugurada em 2019, como exemplo bem-sucedido de apoio institucional. “A Amarez é uma associação diferenciada justamente por todo o apoio que recebeu da Federação e do SINDRECICLA. Queremos replicar esse projeto para outras associações e cooperativas do estado”, completou.

 

Sindicato também participa com estande interativo

 

O sindicato e as empresas associadas Recicla RN, Brasstubos, Reciaço e Recinfo também estiveram presentes com estandes na área expositiva do evento. A iniciativa teve como foco o fortalecimento da relação entre a indústria e os catadores. “O objetivo do SINDRECICLA ao participar é fortalecer a cadeia dos catadores. Entendemos a importância deles e queremos cada vez mais aproximá-los das indústrias, mostrando que estamos aqui para atendê-los da melhor maneira possível”, explicou a tesoureira do sindicato, Fernanda Beatriz.

 

 

Ela destacou ainda o apoio logístico e técnico prestado pelo sindicato. “Muitas cooperativas ainda se sentem frágeis em questões como logística e emissão de nota fiscal, por isso estamos aqui para dar suporte. Trouxemos uma roleta de perguntas e respostas, com brindes, para chamar atenção, interagir e tornar esse momento mais leve e proveitoso. Está sendo magnífico”, concluiu.