FIERN participa de encontro sobre projetos para ecossistema de inovação da agroindústria

25/09/2023   12h53

 

Os projetos para avanços no Rio Grande do Norte da inovação no agronegócio deverão ter os recursos das “Metodologias do Ecossistema Local de Inovação” (ELI). As articulações institucionais para levar essas iniciativas de inovações à agricultura e à pecuária do Estado estão em andamento e uma reunião para definir os próximos passos foi realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, com coordenação do SEBRAE e a participação da FIERN.

 

O encontro foi mediado pela gestora do SEBRAE, Mona Paula, da Unidade de Desenvolvimento Rural, responsável por promover projetos, parcerias e ações que fortaleçam a agroindústria potiguar e será gerido pelos consultores do Sebrae Bosco Freire e Antônio Bráulio.

 

A secretária executiva da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, Susie Macedo, também esteve no encontro apontou os destaques da nova iniciativa, entre os quais a participação de César Teles, gestor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ela ressaltou que a integração do órgão nessas iniciativas é relevante uma vez que se trata da instituição responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.

 

 


A ideia que é que se organiza projetos inovadores para as cadeias produtivas relacionadas à agricultura e à pecuária, incluindo as diversas culturas agrícolas e espécies animais de produção, como o gado de corte e de leite, suínos, aves, peixes e agroindústria.

Durante o encontro, foram apresentadas as grandes áreas e compromissos do Governo Federal com a Inovação no agronegócio para estimular o estado a atuar na inovação “a partir de uma agenda pautada em eixos estratégicos com diretrizes associadas a sustentabilidade, bioeconomia, crescimento digital, inovação aberta, e Food Tech (cadeias agroalimentares).

Na ocasião, também houve a apresentação do diretor de Inovação, Renan Vinicius Salvador do 1° Parque Tecnológico Agro Privado do Brasil, o SRP Valley, uma iniciativa da Sociedade Rural do Paraná. Essa iniciativa promove a inovação por meio de programas baseados em trabalho colaborativo entre empresas, startups, investidores, produtores e mentores com o objetivo de solucionar desafios e atender as necessidades do setor, visando a sustentabilidade dos negócios.

“A COINCITEC entende que esse novo ‘ELI AGRO’ contribuirá para avanços na economia potiguar e identifica a oportunidades que também estão sendo trabalhadas pela FIERN, a partir de entregas à sociedade potiguar e aos agentes econômicos e políticos, para que o RN possa elevar o nível de competitividade e prosperidade, posicionando-se como protagonistas na colaboração ativa junto aos diferentes atores no estado, na perspectiva de implementar estratégias de curto, médio e longo prazo pactuadas resultando em um novo patamar de desenvolvimento social e econômico”, afirmou Susie Macedo.

 

Texto: Aldemar Freire, com informações da Secretaria Executiva da COINCITEC

Foto: Divulgação