FIERN participa de solenidade de 122 anos do IHGRN e posse de nova diretoria

5/04/2024   14h58

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou da solenidade em homenagem aos 122 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), realizada na quinta-feira (4), no auditório do Ministério Público do Trabalho. A cerimônia também concedeu a outorga de títulos e a posse de novos sócios da instituição, sendo sete sócios efetivos, dois beneméritos, dois correspondentes e uma honorária.

 

Para o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Júnior, a cerimônia foi um reconhecimento às pessoas que defendem a questão da memória viva de Natal e do Rio Grande do Norte, através do Instituto Histórico e Geográfico. “O evento foi marcado também pela nomeação de novos conselheiros e membros, e foram homenageados aqueles que vêm contribuindo para essa instituição que eles chamam de ‘memória viva’”, relata.

 

No contexto de memórias, Djalma destaca que a Federação tem um papel importante na construção da história econômica do Estado. “Fazemos essa memória também dentro da Federação, ao longo do tempo, registrando imagens e textos. Precisamos realmente deixar esses materiais vivos, sempre os trazendo para as reuniões, para que sirvam de referência para a gestão atual e futuras”, ressalta o diretor de Inovação.

 

Djalma defende manter também a “memória viva” da FIERN. “Foi muito importante a Federação participar desse evento. As conexões precisam ser feitas dentro da perspectiva de que a Federação também tem uma memória viva em sua história de 70 anos”, aponta, elogiando e tomando como exemplo o trabalho do IHG-RN.

 

Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completa 122 anos em 2024. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.

 

Texto: Jô Lopes

Imegem: Assessoria do IHGRN