
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou da posse da diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do RN (Midiacom-RN). A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (14), no centro de convenções do Hotel Barreira Roxa, em Natal, com presença de autoridades e diretores e gestores de veículos de comunicação
Serquiz destacou que o Midiacom-RN poderá proporcionar maior qualidade das informações a partir da união dos veículos profissionais. “É um movimento de muita lucidez e maturidade dos veículos de comunicação se agregarem através do sindicato, com o trabalho associativo”, ressaltou.
“Há uma pauta comum, com objetivos comuns, que é a de garantir a qualidade e credibilidade da informação, especialmente no cenário dinâmico atual da comunicação. Os veículos profissionais, juntos, renovam aqui o compromisso com a notícia de qualidade”, completou o presidente da FIERN.

O presidente do Midiacom-RN e diretor-executivo da Rede InterTV de Comunicação, Thiago Lajus, defendeu a união entre os veículos de comunicação profissionais. “Vivemos em um tempo em que rupturas e resistências caminham lado a lado de uma forma nunca antes vista e não podemos permitir que a credibilidade seja relativizada por conveniências”, frisou.
“Atuaremos firmemente pela liberdade de imprensa, com uma só voz que ecoará nos tribunais, parlamentos e, acima de tudo, nas ruas. Quando caminhamos juntos, não só os veículos de comunicação avançam, mas o desenvolvimento do estado ganha velocidade”, acrescentou o diretor.
A governadora Fátima Bezerra afirma que a atuação do novo sindicato vai além da valorização do mercado. “Tem o compromisso de fortalecer jornalismo responsável, com ética e seriedade, entendendo a necessidade imperiosa de combater uma calamidade de fake news. As mudanças provocadas pelas redes sociais e diversificação de plataformas deram uma guinada na forma de fazer comunicação e o Midiacom-RN renova as esperanças de fortalecer o jornalismo sério e comprometido”, afirmou.
Já o Ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, destacou a importância da iniciativa. “O Midiacom-RN nasce com a responsabilidade de representar toda uma cadeia que enfrenta mudanças constantes e com uma importância muito grande para o futuro da democracia”, disse.
Ainda na cerimônia, foi entregue a Medalha Café Filho de Comunicação, um reconhecimento a pessoas que deram contribuição excepcional ao desenvolvimento da radiodifusão e da liberdade de expressão no Rio Grande do Norte. O evento foi encerrado com a palestra “Os desafios da Inteligência Artificial na comunicação”, proferida pelo engenheiro de telecomunicações Marco Tulio, membro do conselho da Secretaria de Telecomunicações, do Ministério das Comunicações.