
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença na comemoração dos dez anos da rede de franquias da Loucos por Coxinha, nesta quinta-feira (17). O diretor-tesoureiro da FIERN e presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, participou do evento, realizado no quiosque do shopping Midway Mall, loja que marcou início da expansão da marca.
Djalma ressalta a importância de a FIERN prestigiar a trajetória de um empreendimento potiguar de sucesso. “A Loucos por Coxinha é uma indústria que vem crescendo num estado com desafios muito grandes para estimular a produtividade, então não poderíamos deixar de reconhecer e estimular um empresário como Pablo Farias, que além de associado ao SINDIPAN-RN [Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN], é diretor da FIERN Jovem”, afirma.
Criada em 2014, a Loucos por Coxinha deu os primeiros passos com unidades móveis no bairro do Alecrim. Em 2015, avançou para o formato de quiosque em shopping, um marco na trajetória da empresa.
“Esse primeiro quiosque surgiu dois anos após o início de tudo, quando saímos apenas das unidades móveis no Alecrim e partimos para um novo formato, mas sem mudar a essência que se mantém até hoje, de oferecer produtos de qualidade, com preço acessível e sabor inigualável”, relembra o empresário Pablo Farias, um dos fundadores da rede e diretor de Relacionamentos e Associativismo da FIERN Jovem.
O avanço da marca potiguar se reflete no cenário nacional, com 125 operações ativas distribuídas por 12 estados e 58 cidades. Atualmente, a Loucos por Coxinha emprega mais de 180 pessoas diretamente em sua indústria de 60 mil m², localizada em Macaíba, além de gerar mais de 800 empregos indiretos em suas unidades espalhadas pelo Brasil.
A rede integra um setor em crescimento no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que o mercado de franquias faturou R$ 273,08 bilhões em 2024, um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior. A expectativa é de crescimento entre 8% e 10% em 2025, tanto em faturamento quanto no número de operações.