
O industrial Edilson Trindade representou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) na posse solene do desembargador Walter Nunes da Silva Júnior no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. A cerimônia aconteceu na segunda-feira (1º), em Recife, com participação de autoridades públicas, representantes de diversas instituições e do Poder Judiciário de todo o país.
Trindade, que é vice-presidente da FIERN, destaca a importância da posse do desembargador para o estado. “O desembargador Walter Nunes conta com um rico currículo e uma carreira que chama atenção. Para o Rio Grande do Norte, é muito importante a presença de um magistrado potiguar em um tribunal federal. Para a FIERN, é muito importante marcar presença em um evento dessa envergadura”, afirma.

Ao fazer uso da palavra, Walter Nunes agradeceu aos colegas de profissão, aos amigos e aos familiares. Também destacou o acolhimento que recebeu ao chegar no TRF5. “Ser juiz é aceitar a dúvida como companheira, a escuta como método e a constituição como bússola. Pede prudência, mas nunca covardia diante das injustiças. Que nossas decisões reflitam não apenas o rigor da técnica, mas a densidade do humano e da coragem”, acrescentou.
Perfil
Natural de Natal, Walter Nunes é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi titular da 2ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), onde construiu trajetória marcada pela atuação em casos de grande repercussão.
Foi corregedor da Penitenciária Federal em Mossoró, coordenador-geral do Fórum Permanente do Sistema Penitenciário Federal e membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e atuou como juiz auxiliar da Presidência e da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).