FIERN recebe Consórcio Brasil Verde e discute descentralização do licenciamento ambiental no RN

5/02/2026   18h46

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu representantes do Consórcio Brasil Verde (CBV), na tarde desta quinta-feira (05), na Casa da Indústria. Durante o encontro foi apresentada a Conferência Sustentabilidade Brasil, evento de abrangência nacional voltado ao debate e à promoção de iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

 

 

A reunião também abordou alternativas para o fortalecimento da agenda ambiental no estado, com destaque para a descentralização do licenciamento ambiental como estratégia para impulsionar o desenvolvimento sustentável dos municípios potiguares. 

 

 

“Essa conferência, que tem abrangência nacional, vem mostrando a necessidade da descentralização do licenciamento, como a Federação tem proposto”, disse Serquiz. Ele destacou ainda que a proposta liderada pela FIERN busca ampliar a capacidade institucional dos municípios e dar mais agilidade aos processos de licenciamento no estado. 

 

 

Segundo o presidente da Federação, a troca de experiências fortalece o debate e contribui para o aperfeiçoamento das propostas em construção no RN. “A experiência apresentada fortalece o caminho que a Federação já vem trilhando no estado”, acrescentou. 

 

 

O secretário-executivo do Consórcio Brasil Verde, Fabrício Machado, compartilhou a experiência do Espírito Santo, onde os municípios possuem autonomia para licenciar empreendimentos, seja de forma individual ou por meio de consórcios municipais. 

 

 

 

De acordo com Machado, a estruturação do licenciamento ambiental em nível municipal é essencial para a formulação de políticas públicas mais amplas. “Uma estrutura municipal que não tem licenciamento é fragilizada, porque não tem recurso para fazer outras políticas voltadas ao meio ambiente”, pontuou. 

 

 

 

 

O encontro contou ainda com a participação do diretor-geral do IDEMA, Werner Farkatt; da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; e de Elias Carvalho, presidente da Conferência Sustentabilidade Brasil. 

 

Consórcio Brasil Verde 

 

O Consórcio Brasil Verde é uma iniciativa regional articulada por governadores de 15 estados brasileiros, de diferentes partidos, criada no âmbito da coalizão Governadores pelo Clima, idealizada por Alfredo Sirkis, em 2019. 

 

Entre seus principais objetivos estão o fortalecimento do protagonismo dos estados no combate às mudanças climáticas, a integração dos diferentes biomas e regiões do país e a busca por recursos para a redução de emissões de gases de efeito estufa. O Consórcio também atua no incentivo a ações de adaptação climática, conciliando crescimento econômico e sustentabilidade ambiental.