
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu os cônsules honorários da Noruega, da Alemanha e de Portugal, na Casa da Indústria, nesta segunda-feira (11). O encontro serviu para aproximar o Sistema Indústria potiguar dos representantes dos três países no Rio Grande do Norte, bem como para debater ações conjuntas entre a FIERN e os consulados para a melhoria do ambiente de negócios no estado. Entre as iniciativas da nova gestão da Federação, neste contexto, está a criação da Comissão Temática de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERN (CORIMEX), presidida pelo diretor da FIERN e empresário da construção civil Sílvio Bezerra.
Além dos cônsules Gutemberg Tinoco, da Noruega; Axel Geppert, da Alemanha; e de Portugal, Francisco Lamy, e do presidente da Corimex, a reunião também teve participação do diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício; do diretor 2º tesoureiro, Djalma Júnior, e da gerente executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias.
A nova Comissão foi apresentada aos cônsules pelo presidente Serquiz. A CORIMEX surge diante da necessidade de internacionalização da indústria e vai reunir representantes dos sindicatos filiados à FIERN, das casas do Sistema Indústria — SESI, SENAI e IEL —, do segmento comercial e de empresas e instituições privadas e públicas ligadas ao comércio exterior e relações internacionais.
Ainda foram debatidas possibilidades de interação entre o Observatório da Indústria Mais RN e investidores internacionais, na disponibilização de dados e informações sobre as principais oportunidades de desenvolvimento no Rio Grande do Norte.
Para Roberto Serquiz, o encontro junto aos representantes dos três países foi muito proveitoso. “Foi uma conversa inicial muito boa e de aprovação das ideias. Na CORIMEX teremos o debate de temas relevantes para o contexto internacional, mas também temos a proposta de ter, na Casa da Indústria, um ambiente para tratar de relações exteriores”, destaca.
O presidente da CORIMEX-FIERN, Silvio Bezerra, que também é delegado da Federação junto à CNI, afirma que o encontro serviu para alinhar as demandas e perspectivas entre a FIERN e os consulados. “Surgiram diversas oportunidades de negócios que podem ser desenvolvidos. Isso mostra que existe uma sinergia que não estávamos aproveitando e será importante para o desenvolvimento da indústria e comércio entre os países que se farão representar na comissão”, aponta.
Já o cônsul honorário da Noruega em Natal, Gutemberg Tinoco, enalteceu a proposta de reunir atores do comércio exterior e relações internacionais na CORIMEX. “Eu acho uma ideia extraordinária do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e da comissão presidida por Silvio Bezerra, porque eles estão tentando dar forma aos interesses que são, muitas vezes, dispersos. Então, a Federação das Indústrias está se propondo a ser a base para que nós possamos coordenar, trazer os projetos, as ideias, as oportunidades de investimento, e estou seguro que isso vai render frutos para o Rio Grande do Norte”, comenta.