FIERN recebe deputado e prefeito de Mossoró e apresenta agenda pela competitividade do RN

3/03/2026   14h04

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu o deputado estadual Hermano Morais e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na Casa da Indústria, na manhã desta terça-feira (3). No encontro, ele mostrou os números atuais da economia potiguar, bem como uma agenda de ações propositivas da indústria para o desenvolvimento sustentável e equilíbrio fiscal do estado. 

 

Serquiz apresentou ao parlamentar e ao gestor público o Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN com expertise em dados. Formado por uma equipe de especialistas, o Observatório utiliza ferramentas avançadas de visualização e análise de dados para transformar informações em insights estratégicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas, o planejamento institucional e a competitividade da indústria potiguar. 

 

 

 “Nossa equipe técnica apresentou números e uma sequência de ações que a indústria desenvolveu para o Estado recuperar a capacidade de investimento próprio. Essa questão é muito importante porque resvala nos déficits de infraestrutura, fiscal e previdenciário, o que compromete a competitividade”, destacou Serquiz. 

 

A visita de Allyson e Hermano, pré-candidatos a governador e vice, respectivamente, surgiu da solicitação de ambos para conhecer o diagnóstico e as ações propositivas do Observatório da Indústria para o Rio Grande do Norte. “A Federação disponibiliza esse material de forma sistematizada para possibilitar a cada pré-candidato informações para criar o seu plano de trabalho em prol do desenvolvimento do Estado”, comentou o presidente da FIERN. 

 

Ele também abordou a importância da atualização da Lei Complementar 272/2004, que estabelece a Política Ambiental do RN, ressaltando importância conjunta da descentralização do licenciamento ambiental e a garantia da autonomia técnica do órgão ambiental. “O que existe de potenciais produtivos hoje é diferente do que existia mais de 20 anos atrás, quando a lei foi criada”, frisou Serquiz. 

 

 

O deputado Hermano Morais apontou que o trabalho do Observatório da Indústria é fundamental para proporcionar dados para a tomada de decisões do Poder Público. “Nós temos as condições para transformar o Rio Grande Norte, que é um estado potencialmente rico, num estado mais desenvolvido do ponto de vista social e econômico. O título do nosso programa de governo, RN do Futuro, traduz o que queremos, que é transformar em realidade prática esse potencial, favorecendo a geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida do povo potiguar”, disse. 

 

 

Já o prefeito Allyson Bezerra comentou que já utiliza dados do Observatório da Indústria na gestão municipal. “Estamos iniciando a formulação de um plano de governo para o Rio Grande do Norte, dentro de uma pré-candidatura ao Governo do Estado, e escolhemos a FIERN para iniciar esse contato direto, porque é o setor produtivo que possibilita as melhores oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou. 

 

O encontro também contou com a participação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, e os analistas do Observatório da Indústria Mais RN, João Lucas Dias e Mariana Fernandes.