FIERN reconhece trajetórias de sucesso na indústria com Medalha do Mérito Walter Byron Dore

28/11/2025   17h18

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) concedeu a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, mais alta honraria destinada a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e contribuições para o desenvolvimento da indústria potiguar e defesa da livre iniciativa, a empresários e apoiadores da indústria do Rio Grande do Norte. A entrega aconteceu em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (27), no Olimpo Recepções, com participação de diretores e gestores do Sistema FIERN, além de representantes do governo e do setor produtivo.

 

 

Foram agraciados, nesta edição, os empresários Airton Torres, Lourdes Medeiros, Ney Robson Alves, Nilson Weber, Silvio Torquato, e a diretora do Grupo Neoenergia, Fabiana Lopes. Na ocasião, também foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta comenda concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira, ao industrial João da Motta.

 

 

Em discurso, o presidente Roberto Serquiz parabenizou os homenageados. “Nessa noite, celebramos gente que empreende e transforma. Celebramos a indústria que gera trabalho e dignidade. Este é um encontro de reconhecimento e gratidão.”

 

 

“A exemplo das edições anteriores, reconhecemos um grupo especial de empreendedores, pessoas que carregam trajetórias que inspiram e ensinam. Cada um colaborou para que o Rio Grande do Norte seja mais competitivo e mais justo, com trabalho digno e sustentável”, enfatizou o presidente da FIERN.

 

 

Serquiz também destacou ações realizadas à frente do Sistema FIERN. “Nesses dois anos de gestão, o Sistema FIERN fortaleceu suas casas, SESI, SENAI e IEL, ampliou sua capilaridade, fortaleceu sua presença em áreas estratégicas e consolidou iniciativas fundamentais para o crescimento econômico e social do estado.”

 

 

 

 

“Nossa gratidão a cada presidente, dirigente, empresário e colaborador que caminhou conosco, que acreditou no trabalho e que fez a diferença ao longo deste ano. Porque, quando estamos juntos, avançamos mais e fazemos melhor pela indústria do Rio Grande do Norte”, disse.

 

 

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da parceria institucional entre o Governo e o setor industrial do estado. “Mais um ano prestigiamos esse momento inspirador quando a FIERN faz a entrega da maior honraria do setor industrial do nosso estado.”

 

 

“Parabenizo os empresários e empresárias homenageados neste ano pela contribuição tão relevante que essas personalidades têm dado para o desenvolvimento do nosso estado. É um momento também para celebrar a parceria institucional produtiva e respeitosa que temos com a FIERN desde o início da nossa gestão”, afirmou Fátima.

 

 

O diretor 2º tesoureiro da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres, foi designado para discursar em nome dos homenageados ao receber a comenda. “Foi uma surpresa que o presidente Roberto Serquiz e os companheiros da diretoria da Federação fizeram concedendo essa honraria, que é a homenagem mais importante do nosso setor. Fico muito orgulhoso e sinto também que os compromissos que tenho com a indústria se tornam ainda maiores”.

 

 

“Me sinto privilegiado e fico muito emocionado com essa homenagem, também entregue a colegas que têm histórias tão bonitas no segmento”, discursou Airton.

 

 

 

Homenageados

 

Uma das pioneiras da indústria de reciclagem potiguar, a empresária Lourdes Medeiros Pereira, associada ao SINDRECICLA-RN, relatou: “ainda acho que é um sonho essa homenagem. É resultado um trabalho de muitas conquistas.”

 

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do RN (SINDMÓVEIS-RN), Ney Robson Alves, comenta que “é um momento de celebrar”. “É uma honra e significa que estamos no caminho certo, buscando o associativismo e ajudando a FIERN a ser cada vez mais forte.”

 

 

Fundador do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon Mossoró) e também o primeiro presidente da instituição, no período de 2004 a 2006, Nilson Weber Siqueira Chaves, fiz que “é uma honra representar nosso setor e receber uma medalha pelo trabalho junto ao nosso sindicato”.

 

 

Vice-presidente da FIERN, Silvio Torquato Fernandes é um dos defensores do setor industrial e tem dado forte contribuição ao crescimento da economia potiguar. “Há 23 anos faço parte da FIERN e neste momento fico orgulhoso de receber uma comenda tão importante para a indústria do Rio Grande do Norte.”

 

 

Já Fabiana Lopes, diretora do Grupo Neoenergia, possui experiência de mais de 20 anos no setor elétrico. “Para mim, é uma honra imensa receber esse reconhecimento que representa tanto para o nosso estado. À frente da empresa, fazemos a diferença e participamos do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

 

 

O 1° vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, agraciado na edição 2024 e que não pôde comparecer na ocasião, recebeu a medalha junto com os demais. “Sinto-me lisonjeado com essa deferência da diretoria da FIERN. É muito importante para minha história de 40 anos na Federação das Indústrias e faz jus ao trabalho realizado ao longo desse tempo.”

 

 

Sobre a Medalha

 

A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada, anualmente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte aos que se destacaram como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte.

 

 

A homenagem ao industrial Walter Byron Dore foi instituída em abril de 2014, na terceira reunião do ano da Diretoria da FIERN, realizada na Casa da Indústria, por proposição do presidente Amaro Sales de Araújo em dar o nome do industrial à Medalha do Mérito Industrial Potiguar.