FIERN, SINDIPESCA-RN e SIESAL-RN debatem iniciativas de mitigação do tarifaço com deputada federal Natália Bonavides

19/12/2025   18h26

 

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu a deputada federal Natália Bonavides, na Casa da Indústria, para debater avanços em demandas dos setores pesqueiro e salineiro do estado, principais afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (19), com a participação dos presidentes do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDPESCA-RN), Arimar França, e do Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do RN (SIESAL-RN), Airton Torres.

 

No mês de setembro, a parlamentar articulou uma audiência das lideranças da FIERN, SINDIPESCA-RN e SIESAL-RN junto ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para apresentar os impactos e debater alternativas de solução para superar o tarifaço.

 

“Hoje, a deputada veio para nos atualizar sobre o que avançou nesse tema. É o caso do PLP 168, que estabelece o programa Reintegra e precisa ser apoiado, porque isso dá um amparo importante aos dois setores”, afirmou o presidente da FIERN.

 

Entre as novidades, a deputada anunciou a realização de uma inspeção de embarcações de pesca industrial, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), para possibilitar a abertura de mercados da Europa. A inspeção está agendada para o mês de junho de 2026 e vai verificar o atendimento a critérios sanitários e de infraestrutura para exportar o pescado para países da comunidade europeia. A abertura de novos mercados é uma medida que busca amenizar os impactos do tarifaço para o setor pesqueiro.

 

“É uma grande conquista a abertura do MPA para essa inspeção, uma demanda que há oito anos o setor pesqueiro reivindicava. Agora, precisamos preparar o cronograma para a partir de junho termos essa liberação para abertura de mercado”, acrescentou Serquiz.

 

 

Outros assuntos foram tratados no encontro. O presidente da FIERN ressaltou a importância de articular a viabilização do Terminal Pesqueiro de Natal e destacou a importância do apoio da deputada. Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer à parlamentar pela destinação de emendas para a qualificação profissional de mulheres no setor da confecção, em um projeto realizado junto ao SENAI-RN.

 

A deputada ressaltou a importância de debater as iniciativas para garantir a manutenção de empregos no estado. “Sabemos que o tarifaço já começa a impactar os empregos e, sem dúvidas, é uma prioridade nossa não termos famílias em desemprego no nosso estado”, destacou Bonavides.

 

“O governo federal segue em negociações intensas para derrubar as taxações ainda existentes, até porque não há nenhuma justificativa técnica ou comercial que explique essas medidas que ainda estão em vigor contra o Brasil”, completou a parlamentar.

 

Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; a gerente da Assessoria de Comunicação da FIERN, Juliska Azevedo; e a assessora parlamentar Jéssica de Morais Costa.