Francisco Sena é reeleito presidente do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do RN

20/09/2023   16h56

O empresário Francisco das Chagas Sena de Medeiros foi reeleito para um novo mandato (2023/2027) na Presidência do Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Rio Grande do Norte (SINDIBONÉS/RN). A votação ocorreu nesta quarta-feira (20), em Caicó. Francisco Sena destacou que, entre as prioridades para o novo período à frente da entidade estarão a qualificação de profissionais que possam atender às necessidades das empresas do setor e a ampliação da base de filiados ao Sindicato.

 

 

O presidente reeleito SINDIBONÉS afirmou que, no primeiro mandato, a formação de mão de obra, com apoio do Sistema FIERN, já marcou a gestão. “O Sindicato é um instrumento de força importante para o setor e conseguimos, neste período, assegurar conhecimento agregado com os cursos, em parceria com o SENAI, nas áreas de costureiro e manutenção de máquinas”, disse Francisco Sena.

 

 

 

Ele acrescentou que houve também um empenho pela união em torno dos legítimos interesses do segmento. Francisco Sena cita também iniciativas para aproximação com o Poder Público em projetos que melhoraram a infraestrutura para a produção no Seridó. “Trouxemos forças institucionais para a região, quando foi necessário contribuir com crescimento da indústria, a exemplo do momento em que a Prefeitura estava com um projeto para investir no Distrito Industrial de Caicó”, narrou.

 

 

Presidente do SINDIBONÉS, Francisco das Chagas SENA de Medeiros, e o Vice, Jaedson Dantas

 

 

O presidente do SINDIBONÉS explicou que esse projeto para o Distrito Industrial precisava da participação de empresas sem as quais não seria viabilizado por intermédio do SEBRAETEC. Com articulação do Sindicato foi possível garantir a parceria com o SEBRAE e um investimento do Ministério do Desenvolvimento Regional de R$ 8 milhões.

 

 

Com a recondução na Presidência do SINDIBONÉS, Francisco Sena afirmou que a qualificação de profissionais, em parceria com o Sistema FIERN, deverá ser ampliada. Ele disse que há vagas na indústria do setor que não são preenchidas por falta de pessoal qualificado. “Vamos buscar mais investimento por intermédio do SENAI para formação nas áreas de costureiro e de assistência técnica de máquina de costura, nas quais atualmente falta mão de obra ” apontou. Assim, haverá solução, disse o presidente do SINDIBONÉS, para um das dificuldades das empresas que planejam aumentar suas atividades neste segmento.

 

 

Ele fez prognósticos confiantes com relação às perspectivas do setor. Atualmente, em Caicó, segundo município produtor de bonés do país, há 110 indústrias formais na produção de bonés e chapéus. Em Serra Negra, são mais 78. E há possibilidade de crescimento. “O setor de bonés, para quem se especializou e faz treinamento, está promissor”, avalia Francisco Sena.

 

 

Sindicato das Indústrias de Bonés e Chapéus do Estado do Rio Grande do Norte – SINDIBONÉS/RN

Composição da Diretoria – Mandato 2023/2027

Diretoria Efetiva:
Presidente: Francisco das Chagas Sena de Medeiros
Vice-presidente: Jaedson Dantas
Secretário: Agripino Cunha Ribeiro
Tesoureiro: Adácio Medeiros Nogueira

Suplentes da Diretoria:
Maria de Fátima Dantas de Araújo
Ciro Cláudio da Costa

Conselho Fiscal Efetivo
Francisco Acácio da Silva
José Antônio da Silva
Gedson Pereira Lopes Dias

Suplente do Conselho Fiscal
Josean Gomes
George Medeiros Dantas
Jailson Lopes de Oliveira

Delegado Representante junto a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – FIERN:
Delegados Efetivos
Jaedson Dantas
Maria de Fátima Dantas de Araújo

Delegados Suplentes
Francisco das Chagas Sena de Medeiros
Sheyla Kelly Gomes Araújo

 

 

 

 

Texto: Aldemar Freire

Foto: Departamento Sindical

#SINDIBONÉS/RN