Hub da Mineração do Rio Grande do Norte vai fortalecer inovação e pesquisa no setor mineral

19/12/2025   18h29

Inovar nas pesquisas e prospecções de negócios no setor de mineração do Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo do S.Mine Hub, o hub de inovação da mineração potiguar, lançado nesta quinta-feira (18), na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). O evento de lançamento reuniu autoridades, empresários e representantes de instituições parceiras da atividade mineradora.

 

O presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDMINERAIS-RN), Mário Tavares, comenta que a iniciativa vai reunir empresários, profissionais e pesquisadores de excelência em prol da mineração potiguar. “Teremos pessoas muito bem formadas e com anos de experiência nesse setor para pensar em inovação e pesquisas que fortaleçam a atividade. Vamos envolver não apenas as empresas sindicalizadas, mas outras empresas, também, com foco na inovação”, afirmou.

 

 

A advogada Maria Clara Negreiros, presidente do S.Mine Hub, afirma que o grupo envolve representantes do setor produtivo, de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. “A exploração mineral é uma atividade extremamente complexa, que envolve diversos setores e instituições. Queremos unir essas pessoas para aproximar o debate e agilizar as resoluções”, disse.

 

 

“Já nascemos fortes, com a participação de diversas instituições e empresas, para o trabalho do desenvolvimento da mineração no Rio Grande do Norte”, concluiu a presidente.

 

Haverá ainda a participação das instituições que integram o Sistema FIERN, como SESI, SENAI e IEL, além da própria Federação das Indústrias, que contribuirão para o funcionamento e fortalecimento do hub.

 

Para o presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, o S.Mine Hub é uma iniciativa que impulsiona uma importante atividade no Rio Grande do Norte. “É uma iniciativa com impacto direto em um setor estratégico para o nosso estado, especialmente nesse momento em que a mineração apresenta uma retomada de crescimento”, enfatizou.