Hub de Inovação do setor Mineral será lançado nesta quinta-feira 18, na Casa da Indústria

15/12/2025   16h38

 

O setor mineral do Rio Grande do Norte passará a contar com um hub voltado ao fortalecimento da inovação, da sustentabilidade e da segurança jurídica. Trata-se do S.Mine Hub, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira (18), às 16h, na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).

 

“A iniciativa é positiva para o setor, pois poderá atender a diversas demandas da mineração no Estado”, afirma o presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (SINDIMINERAIS-RN), Mário Tavares. Segundo ele, o hub terá papel relevante no estímulo a investimentos e na criação de um ambiente favorável ao crescimento da atividade mineral. “A mineração vive um momento com potencial de expansão, e o hub oferecerá apoio técnico e perspectivas de avanços em inovação”, acrescenta.

 

De acordo com o presidente do SINDIMINERAIS-RN, o S.Mine Hub será integrado por representantes do setor produtivo, além de universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. “Há diversas instituições, empreendedores e profissionais qualificados envolvidos nessa articulação”, destaca.

 

Mário Tavares ressalta que a iniciativa responde a uma conjuntura em que o setor mineral sinaliza possibilidades concretas de desenvolvimento no Estado. E acrescenta que o SINDIMINERAIS-RN atuará como interlocutor entre pesquisadores, cientistas e desenvolvedores de inovação e as empresas do setor. “Essa será uma das principais atribuições do Sindicato nessa iniciativa”, afirma.

 

Haverá ainda a participação das instituições que integram o Sistema FIERN, como SESI, SENAI e IEL, além da própria Federação das Indústrias, que contribuirão para o funcionamento e fortalecimento do hub.

 

Para a presidente do S.Mine Hub, Maria Clara Negreiros, a proposta representa um novo momento para a mineração no Rio Grande do Norte. “Atuamos em rede, unindo empresas, startups, entes governamentais, instituições de ciência e tecnologia e parceiros internacionais, com o objetivo claro de transformar desafios complexos em soluções escaláveis, fortalecendo a competitividade sustentável do setor”, disse.

 

Segundo ela, o S.Mine Hub nasce com o objetivo de transformar o setor mineral não apenas como uma atividade econômica, mas como um vetor de desenvolvimento, tecnologia e futuro sustentável. “O S.Mine Hub surge como uma resposta estratégica aos modelos ultrapassados de fomento à inovação, frequentemente desconectados dos reais desafios da cadeia produtiva mineral”, disse. “Posicionamo-nos como um ecossistema dinâmico e operacionalmente integrado, com um modelo pioneiro estruturado em um fluxo contínuo de inovação, da escuta ativa dos problemas setoriais até a implementação de soluções tecnológicas, acompanhadas de gestão especializada e conexão direta a mercados globais”, ressaltou.

 

Maria Clara Negreiros salientou a capacidade estratégica de atuação do hub no setor. “Com um núcleo estratégico fixo no RN, mas com capilaridade nacional e internacional, o Hub assegura que os recursos e resultados gerados permaneçam dinamizando o ecossistema local, promovendo um desenvolvimento regional alinhado às transformações globais da indústria mineral. Esta é a nova fronteira da mineração: eficiência com propósito, inovação com impacto mensurável”, observou a presidente do hub.