IEL-RN aborda uso de IA na gestão de pessoas no IEL Café & Gente

28/10/2025   16h49

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) abordou a aplicação de IA na gestão de pessoas durante do IEL Café & Gente, que reuniu gestores de RHs em oficinas e apresentações que envolveram liderança empática e novas inteligências coletivas. O evento aconteceu simultaneamente ao Congresso de Inteligência Artificial Aplicada 2025, também realizado nesta terça-feira (28), na Casa da Indústria, com uma programação que envolveu a IA nos negócios, gestão e trabalho.

 

A coordenadora de Carreira e Educação do IEL-RN, Marina Aragão, ressalta que o espaço é uma oportunidade para demonstrar a robustez que o IEL tem em soluções de gestão e soluções para os RHs. “E o tema sobre inteligência artificial é muito inovador, as pessoas podem estar à frente no mercado e entender que a gente também pode fazer dessa ponte, dessas soluções para os RHs.”

 

 

O coordenador do Centro de Inovação em IA (CIIA), Alberto Kastro, comenta que as ferramentas de IA generativa valorizam processos humanos. “As ferramentas de IA não substituem pessoas, mas tarefas. Estamos vivendo um momento muito mais de empatia do que de tecnologia. As tecnologias já existem e precisamos aumentar a consciência sobre elas.”

 

 

Um dos exemplos práticos foi apresentado pelo advogado trabalhista Cássio Leandro, fundador da Faceponto, startup que surgiu com a proposta de facilitar e desburocratizar a gestão de pessoas. “A utilização da inteligência artificial nas relações pessoais dentro das empresas podem acontecer desde o recrutamento e seleção até o desligamento do funcionário”, explica.

 

“Por exemplo, nas seleções de colaboradores existe toda uma morosidade de envio de currículos, entrevistas e várias etapas. Com a IA, você automatiza e virtualiza quase tudo, fazendo comparativos de candidatos e utilizando a IA para que essa pré-seleção vá direto já para a entrevista com o RH da empresa”, completa Cássio.