IEL-RN apresenta ao Tribunal de Justiça programa para reinserção de apenados

9/06/2022   17h26

 

Com objetivo de discutir ações que contribuam para a reinserção de apenados no mercado de trabalho, o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, participou de reunião nesta quinta-feira (9) promovida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) por videoconferência. O superintendente relatou que durante a reunião foi tratado a respeito da oferta de trabalho no âmbito da execução penal. “Ideia é fazer o elo para que os apenados nos regimes aberto, semiaberto e fechado tenham sua reinserção no mercado de trabalho”, declarou.

 

Na oportunidade, ele apresentou o programa “RN MAIS CHANCE — Reinserção dos Apenados no Mercado de Trabalho”, que foi criado por meio de um convênio entre a Federação das Indústrias do Estado do Grande do Norte (FIERN), através do IEL-RN, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). “O papel do IEL é buscar empresas para absorver a mão de obra e fazer o recrutamento e seleção para inserir esse pessoal no setor produtivo”, explicou.

 

Saavedra comentou que a ideia da reunião surgiu após a desembargadora Maria Zeneide Bezerra vir uma entrevista do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, a respeito do convênio e do programa. “Ela teve essa curiosidade e propôs o encontro”, disse.

 

O encontro também serviu para que os participantes conhecessem mais a respeito do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Medidas Socioeducativas (GMF), que é coordenado pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra. “Falaram também do programa Novos Rumos [fruto de um convênio entre o SESI e SENAI com o Tribunal de Justiça] que faz a formação e qualificação dos apenados”, lembrou.

 

Após a reunião, o objetivo dos participantes é o de realizar um evento com foco em sensibilizar os empresários quanto à essa reinserção. “Mostrar os benefícios para empresa, o apenado e a sociedade de um modo geral. É somar esforços para fazer a reinserção do público no mercado de trabalho”, frisou.

 

Também participaram da reunião Fábio Wellington Ataíde Alves, juiz auxiliar da vice-presidência; Gustavo Marinho, juiz coordenador de políticas de cidadania do GMF e do Programa Novos Rumos do TJRN; Alcineia Rodrigues, coordenadora do DPC/SEAP; Thiago Gaião, ponto focal da área de Trabalho em prisões do DPC/SEAP; Josiane Bezerra, subsecretaria de trabalho/ SINE; Guiomar Veras, secretária executiva do GMF; Daniela Bezerra Rodrigues, Programa Fazendo Justiça – CNJ/PNUD; Shirley Silva, Fernanda Nascimento e Nailde Duarte, equipe técnica do Escritório Social de Natal; e Roossielt Pinheiro Soares e Idinaria Faustino Pereira, equipe técnica do GMF/TJRN.