
O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) promoveu, nesta segunda-feira (18), a roda de conversa “Protagonismo Estudantil – O Poder de Escolher e Agir”, em comemoração ao Dia do Estagiário. O encontro aconteceu no auditório Joaquim Victor de Holanda, no 7º andar da Casa da Indústria, e reuniu estudantes interessados em refletir sobre como assumir o controle da própria trajetória acadêmica e transformar desafios em oportunidades.
A atividade foi conduzida por Marina Aragão, coordenadora de Carreiras e Educação Executiva do IEL-RN, que destacou a relevância do engajamento dos jovens em suas escolhas profissionais. “O estágio vem como um elo entre o saber e o fazer. Diante disso, o IEL traz aqui não só o protagonismo, mas para os estagiários aproveitarem a oportunidade para fazer algo diferente”, afirmou.
O evento contou com a participação do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; Helen Buonora, assessora executiva da FIERN Jovem, e do psicólogo do IEL-RN, Júnior Coelho. Ao longo da roda de conversa, eles compartilharam experiências sobre o papel transformador do estágio.
Saavedra destacou, durante a conversa, a atuação do Sistema FIERN, com foco nas atividades desenvolvidas pelo IEL-RN, para o desenvolvimento da indústria e da economia do estado. Ele relembrou ainda o início da trajetória profissional, enquanto estagiário no SENAI-RN. “O estágio foi uma batalha do início ao fim em busca de oportunidades. Do início ao fim, meu estágio foi de desafios e eu precisava pegar esses desafios e transformar em oportunidades”, disse.
Segundo Júnior Coelho, o estágio é mais do que um requisito acadêmico. “O estágio vem como um elo entre o saber e o fazer. É uma oportunidade para o estudante mostrar seu diferencial e exercer a proatividade. Um dos principais erros do estagiário no ambiente de trabalho é manter uma postura passiva. O estágio é um ensaio para o trabalho e precisamos estar disponíveis para errar, porque nossos erros são corrigíveis”, detalhou. Ele também ressaltou a importância da postura diante dos desafios: “Criar oportunidades é mostrar o que temos de inovador para o ambiente de trabalho”.
Já Helen Buonora compartilhou sua trajetória, lembrando que iniciou sua carreira como estagiária do IEL-RN. Para ela, a experiência foi decisiva: “Sem dúvidas, precisamos criar oportunidades. Outra forma de se posicionar é sempre se mostrar disponível. Muitas vezes sabemos como fazer, mas a timidez trava. É preciso agir mesmo sem se sentir totalmente pronto”.
Os convidados também alertaram para o uso consciente das redes sociais como uma ferramenta de destaque. “Saibamos utilizar as redes ao nosso favor”, reforçou Júnior. Além do debate, os participantes trocaram ideias sobre protagonismo, compartilharam experiências e tiraram dúvidas sobre a participação em processos seletivos.

IEL Estágios
O IEL, que é referência em conectar talentos e empresas, oferta o programa nacional de estágio. As vagas fazem parte da atuação do IEL-RN na promoção da inserção de jovens no mercado de trabalho por meio do estágio supervisionado, fortalecendo o elo entre teoria e prática e contribuindo com a formação de futuros profissionais.
A instituição realiza anualmente, neste segmento, o Prêmio Iel de Talentos 2025. A ação tem como objetivo apresentar os detalhes da premiação e mobilizar instituições, empresas e estudantes interessados em participar.