
O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) recebeu, nesta terça-feira (05), representantes da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH), de Natal, para discutir possíveis parcerias nos projetos “Projeta Jovem Natal” e “Transcidadania Natal”. A proposta é unir esforços para qualificar jovens e grupos em situação de vulnerabilidade por meio de ações conjuntas.
O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, apresentou os principais serviços e programas da instituição, com destaque para as áreas de intermediação de estágios e desenvolvimento de competências profissionais, como o IEL Carreiras e Estágios. Ele destaca a importância da iniciativa que propõe encaminhar jovens ao mercado de trabalho.
“Nós ajudamos esses jovens a ter um ‘match’ com as empresas, seja por meio de programas de estágio ou de empregabilidade. Isso é fundamental para dar visibilidade a pessoas que já estão sendo qualificadas pela Prefeitura e que, agora, também, poderão contar com o apoio do IEL”, afirmou Saavedra.
Entre os temas discutidos, esteve o Programa Municipal Transcidadania, que promove a capacitação e inserção no mercado de trabalho de pessoas travestis, transexuais e transgêneros em situação de vulnerabilidade. A primeira turma do projeto foi realizada em 2023 e consolidou-se como um marco na promoção da cidadania e no enfrentamento à LGBTfobia em Natal.
“A gente quer sim que eles venham, que se qualifiquem, que tenham dignidade e deixem os programas de transferência de renda. Assim, damos dignidade e garantimos cidadania”, destacou a secretária da SEMIDH, Luciana Dantas.

Outro ponto abordado foi o Projeta Jovem Natal, com lançamento previsto ainda para este mês de agosto. A iniciativa prevê a formação técnica de 30 jovens, com idades entre 16 e 25 anos, além de oferecer suporte psicossocial ao longo de três meses, preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho. “A Prefeitura entende que é assim que a gente garante cidadania aos jovens. Estamos acostumados a ouvir que essa é uma geração que nem estuda, nem trabalha. Por isso, queremos enfrentar esses estigmas com o Projeta Jovem”, completou a secretária.
A expectativa é que o IEL-RN contribua tecnicamente com os projetos, oferecendo apoio na qualificação profissional, mapeamento de perfis e encaminhamentos para programas de estágio e aprendizagem, fortalecendo políticas públicas voltadas à inclusão social e produtiva.
Também participaram do encontro o chefe do setor de Políticas Públicas da SEMIDH, Luiz Felipe; a diretora de Políticas Públicas, Kalina Veloso; e a coordenadora de Carreiras e Educação Executiva do IEL-RN, Marina Aragão.