Indústria do Conhecimento das Rocas celebra 10 anos de ações em educação, cultura e inclusão digital

18/12/2025   17h33

 

A Indústria do Conhecimento Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, no bairro das Rocas, em Natal, completa dez anos de atuação junto à comunidade e consolida-se como um importante espaço de acesso à educação, à cultura e à inclusão digital. Instalada em 2015, a unidade é fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN), a Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN) e a Prefeitura do Natal.

 

As comemorações alusivas à data ocorreram já na terça-feira (16), com uma programação natalina que reuniu crianças e jovens da comunidade. O momento marcou também a conclusão do projeto Recompondo Aprendizagem, conforme destacou a gestora da unidade, Jeana Magalhães. Entregue pelo SESI-RN, o equipamento funciona sob a gestão da Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

Ao longo da última década, a biblioteca ampliou seu papel como equipamento público voltado à formação educacional e ao fortalecimento dos vínculos comunitários, com a oferta de oficinas, cursos e ações pedagógicas alinhadas ao modelo de educação empreendedora do SESI.

 

“Nos seus dez anos de funcionamento, a Indústria do Conhecimento tem atuado como um centro de aprendizagens, estimulando o hábito da leitura, da pesquisa e da inovação científica, além de conectar estudantes e usuários a diferentes culturas e ideias”, afirmou Jeana Magalhães.

 

A biblioteca integra uma rede de espaços multimídia instalados em municípios e áreas industriais em todo o país. O ambiente dispõe de acervo diversificado de livros, gibis, jornais, revistas e conta ainda com laboratório de informática, com computadores, e espaços destinados à leitura, pesquisa, estudo e atividades educativas.

 

Ao longo da primeira década foram desenvolvidas diversas ações envolvendo moradores das Rocas e de outros bairros de Natal, por meio de cursos de formação profissional, atividades de extensão acadêmica e eventos culturais.111 “Mantivemos a constância de ações voltadas ao público infantil, juvenil, adulto e idoso, com o objetivo de manter o espaço aberto e ativo, fortalecendo o patrimônio público e gerando o sentimento de pertencimento na comunidade”, acrescentou a gestora.

 

Acesso à leitura e formação cidadã

 

Entre os principais marcos da atuação da biblioteca ao longo da década estão a promoção do acesso à leitura, à cultura e ao conhecimento, além da valorização de projetos sociais, educativos e digitais. Segundo Jeana Magalhães, destacam-se ainda ações como a recomposição da aprendizagem de estudantes do 3º ao 9º ano da Escola Municipal Santos Reis, a realização da Semana do Cérebro, com edições ao longo dos anos, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que integra o calendário anual da unidade.

 

A programação incluiu também visitas agendadas ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), orientações profissionais, ações relacionadas ao Cadastro Único, atividades com idosos acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTAS), através do Centro de Assistência Social (CRAS) Zona Leste, além de projetos culturais com cordelistas da Casa do Cordel.

 

Completam o histórico da unidade as comemorações sazonais, como Carnaval, Páscoa, São João, Dia do Idoso e Dia do Livro e da Leitura, além da oferta de cursos nas áreas de empreendedorismo, informática, inglês, espanhol, vendas e artesanato, promovidos por parceiros como a UFRN, a Escola Agrícola de Jundiaí, a SEMTAS e o SESI. Também foram realizadas feirinhas de artesanato, maratonas literárias e cursos na modalidade EAD/EJA.

 

A Indústria do Conhecimento das Rocas integra ainda o modelo atualizado do programa, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que incorpora estímulos à cultura maker, incentivando práticas de experimentação, criatividade e inovação nas comunidades atendidas.