Indústria de reciclagem potiguar e potencial de crescimento do setor são debatidos no Conexão ODS

11/08/2025   14h44

 

A indústria de reciclagem potiguar e o potencial de crescimento do setor – que contribui para diminuir o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente ao mesmo tempo que gera emprego e renda – foi destaque na fala do diretor 2º secretário da FIERN e presidente do Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do RN (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício, durante o Conexão ODS, o maior evento de sustentabilidade do Nordeste. No último sábado (9), Patrício representou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, no painel “Circular para Avançar — A necessidade de repensar processos produtivos”.

 

“Nós temos um índice de reciclabilidade que dá inveja a alguns estados do Brasil, com algo em torno de 25%. Mas estudos de gravimetria já nos mostraram que a gente pode avançar a 48% de reciclabilidade de tudo que é gerado”, afirma o presidente do SINDRECICLA-RN, que também destacou o potencial de empregabilidade do setor. “Geramos mais de 5 mil empregos diretos e mais de 18 mil empregos indiretos em todo o Rio Grande do Norte.”

 

“Os produtos reciclados que poderiam chegar às nossas indústrias estão indo para os aterros, estão indo para os lixões que existem no nosso estado. Os primeiros passos foram dados, mas acredito que temos muito para avançar. Esperamos que o poder público tenha uma visão diferente sobre essa atividade e a importância de tratar bem os nossos resíduos sólidos”, completou Patrício.

 

 

 

 

O painel, mediado pela gerente de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto do Sebrae-RN, Mona Nóbrega, também contou com as participações de Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário; Rebeca Wermont, cofundadora da YBY; e Cleide Rodrigues, presidente da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros (ASCARP).

 

Conexão ODS

 

O Conexão ODS é o maior evento de sustentabilidade do Nordeste. Realizado em parceria entre a Somos Um e o Pacto Global – Rede Brasil, conta nesta edição no Rio Grande do Norte com o Sebrae RN e o Centro Sebrae de Sustentabilidade como correalizadores. O propósito é engajar o setor empresarial na implementação da Agenda 2030 em suas operações e acelerar a transição para um futuro mais justo e sustentável.

 

Com uma programação imersiva, exclusiva para convidados, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais em painéis e palestras, proporciona vivências em comunidades e outras experiências práticas que promovem a expansão da consciência sobre as questões socioambientais que enfrentamos. Com isso, estimula o diálogo entre diferentes perfis de lideranças e fortalece o Nordeste na busca por soluções concretas para os desafios locais e globais.