Inovação, tendências e desafios da indústria de plástico são foco de debate em evento do SINDIPLAST

4/04/2024   15h12

 

O Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico (SINDIPLAST-RN) promoveu, na quarta-feira (4), o Worktalk Embalagens, na Casa da Indústria, em Natal/RN. O evento reuniu empresários, autoridades e especialistas para debater as tendências, inovações e desafios da indústria de plástico, com foco na sustentabilidade e no alinhamento com os órgãos ambientais.

 

O evento debateu o futuro do setor com foco na sustentabilidade e no alinhamento com os órgãos ambientais. O Worktalk foi ministrado por Marcelo Anunciação, coordenador do departamento técnico de Desenvolvimento da Indústria Karina Plásticos, uma das maiores do Brasil no setor.

 

Em seu discurso de abertura, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, defendeu o alinhamento entre o setor de plástico e os órgãos ambientais como fundamental para o futuro da indústria.

“Sabemos da relação que existe, hoje, de querer tornar o setor de plásticos um vilão. Quando, na verdade, o que buscamos é o alinhamento para a construção da sustentabilidade. Através da inovação, buscamos a sobrevivência do setor em um ambiente de mudança de tendências”, disse o presidente.

 

Serquiz parabenizou o sindicato pela iniciativa de realizar o evento e colocou o Sistema FIERN à disposição do setor. “Vim aqui para dar a palavra e estender total apoio, não só ao setor de plástico, mas a todos os setores da indústria. Queremos gerar mais energia para que as soluções aconteçam, seja na defesa do crescimento ou na busca por soluções inovadoras”, enfatizou.

 

 

A presidente do SINDIPLAST-RN, Conceição Tavares, ressaltou a importância de aprofundar a discussão sobre desenvolvimento sustentável do setor e que deve ser promovida amplamente, abrangendo vários segmentos, uma vez que o plástico perpassa diversas áreas. Ela também destacou a contribuição do Observatório da Indústria Mais RN, da Federação, no fornecimento de dados sobre o setor que foram apresentados na ocasião.

 

“O Mais RN nos forneceu dados da indústria de plástico no Brasil, que hoje emprega 348 mil pessoas, possui 12 mil indústrias e é responsável por 63% do PIB do setor. No nosso estado, são 83 indústrias que geram 1.600 empregos diretos, com um salário médio de R$ 2.200”, apontou.

 

“O plástico sempre ofereceu condições voltadas à saúde, ao mercado automotivo, à construção civil, à indústria de eletrônicos e muito mais. O plástico, em sua grande maioria, é reciclado, e seu reaproveitamento representa, além de uma atividade economicamente correta, um importante fundo de renda para milhares de pessoas que atuam em cooperativas, catadores e recicladores. O problema não está na produção do plástico”, frisou a presidente Conceição Tavares.

 

Durante o evento, a diretora do SINDIPLAST-RN, Marise Tavares, apresentou a nova identidade visual do sindicato, desenvolvida com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN). Precisávamos de uma marca, de uma logo que trouxesse leveza e representasse a responsabilidade do setor de plástico com a sustentabilidade e com o meio ambiente”, disse Marise.

 

Tendências em sustentabilidade para o mercado de embalagens
Marcelo Anunciação, coordenador do departamento técnico de Desenvolvimento da Indústria Karina Plásticos, uma das maiores do Brasil no setor – foi o responsável por ministrar o worktalk. Ele abordou as tendências em termos de sustentabilidade que o mercado de embalagens demanda globalmente. E apresentou uma nova linha de produtos, os compostos biodegradáveis e polímeros biodegradáveis compostáveis.

 

“De forma geral, o mercado de plástico e de embalagens tem enfrentado dificuldades com a pressão ambiental. Acredito que é um trabalho árduo, cultural de certa forma. Nós precisamos do plástico, ele está no nosso dia a dia. Há muitas situações onde o plástico é benéfico. A questão do descarte e do reuso desse plástico é uma questão de discussão global”, explicou.

 

Também participaram do evento, o presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia; o diretor de inovação da FIERN, Djalma Júnior, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Melo; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o diretor do Sindipesca-RN, Jorge Bastos; além de empresários e autoridades representativas da sociedade.

 

O SINDIPLAST-RN, realizador do evento, é uma entidade sindical que representa os interesses das empresas do setor de plástico do Rio Grande do Norte filiada à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte. Juntos atuam na defesa de interesse da indústria e do desenvolvimento econômico.

 

Texto e fotos: Jô Lopes