Líderes empresariais da panificação no Rio Grande do Norte apontam o associativismo como uma importante ferramenta para impulsionar a produtividade e o desenvolvimento do setor no estado. Neste sábado, 8 de julho, é celebrado o Dia de Santa Isabel, padroeira dos panificadores e, por isso, na data também é comemorado o Dia do Panificador.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN), Ivanaldo Maia, o setor passa por um bom momento. “Apesar da pandemia, que ainda rende efeitos na economia, nosso setor se posicionou muito bem e estamos recuperando os faturamentos de antes”, aponta.
“O fato de nossa atividade ser considerada essencial, pois é do setor de alimentos, contribuiu para isso, mas as ações da Rede Pão do Rio Grande do Norte também impulsionaram bastante os negócios”, acrescenta Ivanaldo.

Fundada há dois anos, a Rede Pão RN tem a proposta de reunir empresas para compras coletivas de fornecedores cadastrados em uma central. Com maior volume de demanda pelos insumos, o poder de barganha de preços também cresce, proporcionando maior rentabilidade.
“A panificação oferece um produto sagrado, que tem espaço em todas as casas. Mas hoje em dia não oferecemos apenas o pão e buscamos estratégias para vencer esse tipo de desafio”, completa o presidente do SINDIPAN-RN.
De acordo com Cesário Melo, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mossoró e Região Oeste e Salineira (SINDIPAM), o Dia do Panificador é um momento de agradecer pelos resultados do setor e pelas parcerias firmadas. “Estamos muito gratos e contentes pela parceria constante com a Federação das Indústrias nesse último ano, que apesar de muitas batalhas, foi de resultados excelentes”, declara
“Temos a projeção de inauguração do laboratório fixo de panificação no SENAI Mossoró, além das ações da Rede Pão Oeste, que aos poucos vão tomando forma e trazendo bons frutos para a panificação de Mossoró e Região Oeste Potiguar”, comenta Cesário.
O presidente da Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (AIPAN-RN), Eliezer Varela, também destaca a importância do associativismo para a panificação potiguar. “Neste ano, a Rede Pão fortaleceu bastante nosso setor. Incluímos diversos novos fornecedores que impulsionaram as atividades”, declara.

“Na prática, ainda estamos saindo da pandemia e sofremos muito durante esse período com aumentos nos preços de insumos fundamentais, como farinha e óleo”, avalia Eliezer. “Por outro lado, acredito que somos um setor muito forte e resiliente. Por menor que seja uma cidade, ela certamente tem uma panificadora que abastece a população. Dito isso, vejo um futuro muito promissor para nossa atividade, tendo em vista as recentes quedas nos preços dos insumos e, principalmente, o fortalecimento do associativismo”, conclui o presidente da AIPAN-RN.
Já o diretor da Rede Pão RN, Evandro Galdino, explica que o grupo se reúne para alinhar estratégias e discutir as melhores oportunidades de compra. “Temos reuniões semanais para conhecer possíveis novos fornecedores de diversos insumos e discutir as melhores propostas para compras conjuntas. É aí que surgem as melhores oportunidades para a rede, pois ajustamos e debatemos as melhores compras”, explica Evandro.

Atualmente, 19 indústrias estão associadas à Rede Pão RN. Isso gera uma força de compra que possibilita uma economia de até 25% em comparação com o que seria pago em compras individuais.
Entre os itens com maiores volumes de compra estão leite condensado, farinhas, margarinas, filé de peito de frango, leite, fermento, creme de leite e creme de confeiteiro. Os produtos são adicionados conforme a necessidade dos associados e atualmente são cerca de 155 itens catalogados para as compras conjuntas.
Festa do Panificador
Para comemorar o Dia do Panificador, o SINDIPAN-RN realiza, no dia 14 de julho, a Festa do Panificador, em parceria com a AIPAN-RN e a Rede Pão RN. O evento acontece a partir das 19h, no Versailles Recepções, com show do cantor Messias Paraguai.
A festa é tradicionalmente celebrada ano a ano pelos panificadores potiguares em alusão. Além da animação das músicas, o evento terá sorteios, buffet com comidas típicas, mesas de pães, de doces e open bar para os participantes.
Ivanaldo Maia, presidente do Sindipan-RN, expressa animação com o evento. “Será uma festa muito bonita e divertida. Graças a uma parceria com os fornecedores da Rede Pão do Rio Grande do Norte iremos realizar um evento muito mais volumoso tanto em público quanto em ações para os participantes”, afirma.